Um dia lindo de sol pede que você aventure-se, que você observe o mundo de todos os ângulos possíveis.

Você observa, mas as vezes, parece que falta alguma coisa. Que você poderia ver mais, aproveitar mais. Ver o dia, a paisagem, sob um ângulo diferente.

Você visita lugares, vê pessoas praticarem esportes que te causam arrepios, não por ser um esporte inseguro, não é isso, mas por você não conhecer a segurança que envolve a prática dele.

Falo tudo isso para contextualizar o que muitas pessoas sentem na prática do esportes conhecido como rapel, deixam de praticar por medo de que ocorra algum acidente, não se sentem seguros. Assim eu me sentia, nunca havia tido a coragem de praticar rapel, pois tenho muito medo de altura, de ficar em pânico e travar na hora H.  Eu não conseguia subir em uma escadinha de 5 degraus em casa, para terem ideia.

Sendo assim, defini um objetivo: Enfrentar o medo de altura praticando esse esporte. O que para mim, requer conhecer os equipamentos e os itens de segurança que envolvem a prática do rapel.

Decidi fazer um curso de rapel oferecido pela Outdoor Equipamentos, aprendi sobre a segurança do esporte, cordas, nós, ancoragem, freios, cadeirinhas e primeiros socorros. Pratiquei ascensão. E depois de toda esta teoria a tão esperada descida.

Você pode combater seu medo de altura, saiba como!

Eu tremi, podem ter certeza, mesmo sabendo a teoria, a certeza de que tudo daria certo e de que era somente questão de me concentrar no que fazia e curtir, demorou a chegar. Na primeira descida, com toda a orientação dos instrutores, desci apavorada, quando pus os pés no chão, pulei, saltitei, gritei: Consegui!!!

Você pode combater seu medo de altura, saiba como!

Você pode combater seu medo de altura, saiba como!

Você pode combater seu medo de altura, saiba como!

Para uma pessoa que teme tanto a altura quanto eu, foi uma vitória muito importante.

A primeira vez para tudo é sempre a mais difícil, ainda mais quando se tem medo. A segunda já achei mais fácil e desci mais tranquila.

Se você teme alguma coisa, busque uma forma segura de enfrentar este medo. No meu caso o curso foi muito importante para enfraquecer o medo. O medo, muitas vezes, se mostra além do que realmente é, porque potencializamos, damos força a algo que é pequeno dentro de nós.

Se você se prepara para algo, o medo dá lugar a coragem, você faz o que quer e supera.

Você pode praticar qualquer esporte, o importante é praticar com segurança. Curso para prática de esporte não é ‘dinheiro posto fora’, como muitos dizem. É adquirir conhecimento para que você possa utilizar em outros momentos da sua vida.

Não faça de um simples monte de areia, um Everest. Vença seus medos, um pouquinho por dia. Sinta-se livre!

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Calça X-Power® SOLO Feminina
Next reading
Travessia do Cânion Laranjeiras ao Cânion do Funil