Certa vez, sentado em uma lanchonete, peguei o jornal local e passei a ler as notícias, após passar várias paginas, observei um artigo intitulado “Você é viajante ou turista?”, li o artigo inteiro, almocei e segui  viagem. Caminhando, aquela pergunta voltou a minha cabeça, o que será que eu sou, um viajante ou apenas mais um turista?

Refleti por um tempo sobre essa pergunta, e então resolvi escrever este post, fazendo essa mesma pergunta a você caro leitor!

Você é viajante ou turista?

O que é ser turista?

Turistas são uma espécie de viajantes diferentes, focados unicamente em conhecer atrações turísticas, tirar uma self ou uma foto bonita em um lugar legal, só para depois postar no Instagram. Normalmente são guiados, fazem viagens com agências contratadas, com horários pré-determinados, enfim, digo que o turista vive apenas 10% ou menos, do que uma viagem pode proporcionar a uma pessoa.

O que é ser um viajante?

Ser um viajante é saber explorar os lugares, fazer planos, programar atividades variadas, fora das altas temporadas. Conversando com pessoas locais você descobre os melhores lugares para conhecer, explorar e até se hospedar. O viajante propriamente dito, viaja para conhecer novas culturas, novos costumes e aprende com tudo isso a ser uma pessoa melhor.

Se formos comparar um viajante a um turista, vemos grandes diferenças, se caso em sua viagem você encontrar um viajante pode ter certeza, que o valor que ele pagou para estar ali é muito menor do que você pagou indo com a agência contratada. Certamente, os lugares onde ele estará não são atrações turísticas onde a maioria das pessoas costumam ir, se ele tirar fotografias, acredite,  serão dos lugares que mais o marcaram na viagem e com certeza, não será uma self para postar no Instagram.

Um turista dorme, um viajante explora. Um turista tira selfies, um viajante tira fotografias. Um turista planeja, o viajante segue ao sabor do vento. Em qual destes conceitos  você se encaixa melhor?

Qual é sua opinião sobre esse assunto? Escreva abaixo nos comentários, se gostou compartilhe!

Texto: Luís H. Fritsch

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Medo, aliado ou Inimigo?
Next reading
“Viajem” ou “viagem”, qual a expressão correta?