Você sabia que os isolantes térmicos possuem uma nomenclatura conhecida como valor R, onde este norteia a sua resistência térmica, assim mostrando a faixa ideal de temperatura que deverá ser usada.

Neste post vamos falar especificamente sobre o Valor R, mostrando uma tabela que ajudará você na hora de escolher o isolante térmico ideal. 

A tabela abaixo mostra a faixa de temperatura, o Valor R e algumas dicas de locais onde podem ser usados:

TEMPERATURA VALOR RLOCAIS
-23°C 7Elevadas altitudes
-18°C 6Elevadas altitudes
-12°C 5Patagônia (Inverno)
-7°C 4Mantiqueira (Inverno)
-4°C 3,5Mantiqueira/Região dos Cânions (Inverno)
-1°C 3Patagônia (Verão)
2°C 2,5Região dos Cânions (Verão)
4°C 2Mantiqueira (Verão)
10°C 1Mantiqueira (Verão)

Olhando a tabela acima, podemos nos perguntar, como fazer em locais muito frios como Cerro Aconcágua e Everest, onde as temperaturas podem chegar à -40°C ou mais. Neste caso é necessário usar não apenas um isolante térmico, mas 2 a 3, pois o valor R dos isolantes térmicos podem ser somados.

Qual é a norma usada para medir a resistência térmica?

Até o ano de 2018 não existia uma padronização do método de teste de resistência térmica, apenas o cálculo do Valor R era definido, conforme cálculo abaixo.

cálculo Valor R

Para resolver esta questão, a indústria outdoor vai passar a usar, a partir de 2020, a norma ASTM F3340-18 (Standard Test Method for Thermal Resistance of Camping Mattresses Using a Guarded Hot Plate Apparatus), o que vai facilitar nossa vida, pois vamos poder comparar os isolantes térmicos de diferentes marcas.

Valor R - Therma-Rest
Fonte: Therma – Rest
Valor R - Therma-Rest
Fonte: Therma – Rest

Já falamos aqui sobre os tipos de isolantes térmicos usados no mundo das aventuras e como escolher o melhor, saiba mais. Caso queira ver nossos reviews de produto, acesse esse link

Agora que você conhece um pouco mais sobre o valor R, poderá escolher seu isolante térmico com muito mais facilidade, sem medo de errar na compra.

Essa foi a dica do especialista.  Nos vemos no próximo post!

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Campeões do Circuito Trilhas & Montanhas 2019!
Next reading
Review Salomon X Ultra 3 Prime