Urubici, explore e descubra!

É praticamente impossível chegar a Urubici sem parar para observar a quantidade enorme de belezas naturais, suas majestosas colinas com seu ar misterioso e saudável, despertando sensações de paz e tranqüilidade.

Terra presenteada pela mãe natureza com uma visão que cativa e uma paisagem deslumbrante, onde o silêncio das matas de araucária é quebrado apenas pelo som das estonteantes cachoeiras e cascatas, pelo uivo do vento tocando as encostas da serra e pelo canto dos pássaros que pousam sobre essas riquezas.

Além do privilégio destas paisagens naturais, Urubici é também uma das cidades mais frias do País, o que a torna ainda mais bela, pois, no inverno, é comum ocorrer fortes geadas e neve que cobrem de branco este cartão postal. Está se transformando em ponto de encontro dos adeptos de esportes radicais, entre eles, o rapel, o parapente, a asa delta e o cross de moto e jeep.Urubici, Capital das Hortaliças e Belezas Naturais, possui ainda: O ponto mais alto habitado do Sul do Brasil; O único Parque Nacional de Conservação Ambiental do Estado; As principais nascentes do Rio Uruguai que são o Rio Canoas e o Rio Pelotas; O maior número de cachoeiras, quedas d’água e cascatas do Sul do Brasil. São mais de 80; A temperatura mais baixa registrada no País: 17º C negativos, em junho de 1996. Informação da Prefeitura Municipal de Urubici.

Pedra Furada vista do Morro da Igreja

A Pedra Furada é uma das muitas maravilhas de nossa região. Como a força da natureza é deslumbrante! A Pedra possui uma abertura com mais de 30 metros de diâmetro . Imponente e de uma beleza impar , meio Mística e envolta em lendas da região,a Pedra Furada atrai turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo. Com certeza , quem vem à Urubici obrigatoriamente precisa conhecer a Pedra Furda!

Urubici
Foto: Luís H. Fritsch
Urubici
Foto: Luís H. Fritsch

 

Formação rochosa como uma escultura natural em forma de janela medindo aproximadamente 30 metros de circunferência. É comum baixas temperaturas mesmo no verão, levar agasalhos, melhor período para visitação é das 09:00 horas às 16:00 horas, para a visualização deve-se caminhar 20 metros do local onde se para o carro no alto do Morro da Igreja até a borda à direita junto ao cânion.

Como chegar: Distante a apenas 29 quilômetros do centro da cidade. O acesso possui 13 quilômetros de estrada de chão batido e o restante do percurso é asfaltado.Pode ser vista do Alto do Morro da Igreja,mas está dentro do terreno de propriedade da Aeronáutica.Acesso somente com permissão da Aeronáutica e por trilhas guiadas.

Localização: No alto do Morro da Igreja, situado nas divisas dos municípios, Orleans, B. Jardim da Serra e Urubici, é ponto habitado mais alto do estado de Santa Catarina – Brasil.

Cascata Véu de Noiva

A Cascata Véu de Noiva , assim como muitas outras cascatas da região , é deslumbrante! Tem o formato de um véu , o que deu origem ao seu nome. Com aproximadamente 60 metros de altura, suas águas geladas descem por paredão de basalto cercada de mata nativa. Um dos pontos mais visitados da cidade. Nos dias quentes de verão é possível deliciar-se em suas águas , que descem até um lago no pé da cascata.

A cachoeira está localizada no Parque Nacional de São Joaquim, porém, o único acesso é através de uma propriedade particular, que oferece ao turista uma estrutura simples, mas acolhedora e agradável.

Para chegar à cachoeira, precisa pagar uma taxa simbólica e caminhar por 300 metros em uma estrada de terra que leva à parte baixa da queda, onde há uma piscina natural e pode-se tomar banhos.

Local ideal para prática de rapel principalmente para iniciantes. Taxa de visitação de R$ 2,00 por pessoa.

Informações: www.urubiciveudenoiva.com.br

Urubici
Foto: Luís H. Fritsch

 

Como chegar: Á partir do centro são 12 km de estrada de chão batido até a entrada do Morro da Igreja , depois são mais 6 km de acesso asfaltado, na subida para o morro da Igreja , até a entrada á direita , são mais 1.500 metros até a Cascata.

Localização: A Cascata Véu de noiva , está localizada na subida do Morro da Igreja , á 18 km do centro de Urubici.

Cânion do Espraiado

O Cânion do Espraiado está localizado na parte sul do Campo dos Padres. Esta região está indicada para ser o mais novo Parque Nacional catarinense. Devido a sua magnífica formação escarpada e a sua cachoeira principal, de quase 90 metros de queda, o Cânion do Espraiado é um dos principais atrativos de Urubici e o destino mais procurado pelos amantes das caminhadas em lugares de grande beleza cênica. Este lugar ainda conserva alguns bosques de araucárias, alem de uma fauna rica e variada, com destaque para o Leão Baio ou Puma Americano.

Urubici
Cânion Espraiado. Ao fundo, a Serra do Corvo Branco no município de Urubici/SC – Brasil

Nível do trajeto: médio, com caminhada de até 12 km. Necessidade de 2 dias.

Como chegar: São 30 quilômetros pela SC-439 no sentido Serra do Corvo Branco, ate o começo da trilha. Daqui são mais 9 km de uma belíssima caminhada até o cânion. A volta e feita pelo mesmo caminho.

Localização: A 40 quilômetros da cidade de Urubici, na região do Campo dos Padres e a uma altitude de 1600 metros.

Serra do Corvo Branco

A Serra do Corvo Branco, que fica ao longo da mesma rodovia que dá acesso à estrada do Morro da Igreja. No início da serra, a estrada passa pelo meio de dois enormes paredões de 90 metros de altura, num local que é considerado o maior corte em rocha arenítica do Brasil. A estrada estreita e as curvas que surgem logo em seguida, descendo a serra, deixam o cenário ainda mais interessante.

Urubici

Urubici

A serra recebe este nome devido a uma ave de rara beleza, conhecida como Urubu-rei. Esta ave, de plumagem branca e alguns detalhes coloridos, desconhecida pelos habitantes locais, foi apelidada erroneamente de corvo, originando o nome Corvo Branco.

Localização: Rodovia Estadual SC-370, estrada que liga os municípios de Urubici e Grão Pará, por cerca de 56,5 km, sendo que a diferença de altitude entre as duas cidades é de 805 metros (Grão Pará 110 m e Urubici 915 m acima do nível do mar).

Cachoeira do Avencal

A queda com 100 metros impressiona o turista que vai à parte alta e chega ao mirante (é possível chegar de carro até este ponto). Há também uma tirolesa para os mais aventureiros; mas não há infra-estrutura de serviços como restaurante ou lanchonete. Os adeptos a caminhadas podem chegar à parte baixa da queda por um trilha; mas é recomendado a contratação de um guia de ecoturismo na cidade.

Urubici
Foto: Luís H. Fritsch
Urubici
Foto: Luís H. Fritsch

Informações: www.pousadacascatadoavencal.com.br

Como chegar: Aproximadamente a uns 8 km do centro. O acesso é fácil e asfaltado.

Localização: No Morro do Avencal.

Ficou com vontade de conhecer, então inscreva-se no site de nossos parceiros: Novo Norte Turismo

Novo Norte

Assista o vídeo da nossa viagem a Urubici/SC – Brasil

Veja mais: Trekking RS, na inauguração da maior tirolesa das Américas.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Seja voluntário e viaje quase de graça
Next reading
O exuberante Parque Estadual de Itapuã