Localizada na região do Litoral Norte Gaúcho, a cidade de Maquiné, foi sede da 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho Corrida Trilhas & Montanhas 2019 – Trilhas de Maquiné e Abertura do CGCTM 2019, que ocorreu no último sábado (dia 16).

A palavra Maquiné, denominação que se mantém até hoje é de origem indígena, e quer dizer “gota que pinga”. Percorrendo o interior do munícipio, logo se entende o por que: a pequena cidade é banhada por diversos rios! Por isso, não é preciso andar muito para ter contato com a água, seja vendo ou ouvindo seu barulho.

Trilhas de Maquiné
Créditos: Jordan Fauth – Cascata do Garapiá

CO finalzinho da Mata Atlântica da Serra do Mar, resulta geograficamente em um lindo vale encravado nas montanhas, vertendo águas doces e límpidas para todos os lados, fazendo de Maquiné um desses pequenos paraísos para os amantes da natureza.

Trilhas de Maquiné teve percursos de 5,5, 12 e 20 quilômetros de corrida em trilhas e montanhas. O evento contou com a participação de mais de 800 atletas de diversas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Abrindo o calendário de provas do CGCTM 2019, os corredores puderam se divertir muito nos 3 percursos da prova, que foram marcados por chuva, barro, trilhas, montanhas e belíssimos cenários do interior da cidade.

Trilhas de Maquiné
Créditos: ClicRun

COs atletas presentes acreditavam se tratar de uma prova “fácil e rápida” em razão da pouca altimetria nos três percursos. Porém, a chuva deixou os percursos extremamente técnicos tanto nos aclives como nos declives.

Os grandes campeões (gerais) foram:

Distância Curta – 5,5 quilômetros

  • Camila Backes – Teutorunners – 31 min 52 seg
  • Elton Luiz Palma Prado – 26 min 11 seg

Distância Média – 12 quilômetros

  • Caciane Lucia Zonatto – Night Runners Gravataí – 1 h 51 min 18 seg
  • Danimar Bonai – Danivist – 1 h 18 min 45 seg

Distância Longa – 20 quilômetros

  • Sonia de Fatima Sasset Semtchuk – Inspirerun – 2 h 25 min 09 seg
  • Sidimar Pimentel Saraiva – Time TeM – 1 h 51 min 24 seg

“CGCTM 2019, desde a sua criação através do Circuito Trilhas & Montanhas em 2012, sempre buscou em suas atitudes e processos, crescer e evoluir de forma, que cause o mínimo de impacto nos locais de realização dos percursos e principalmente prezando por um consumo sustentável.

Para esta edição de 2019, estaremos substituindo a Premiação Convencional (ferro, tinta, acrílico, têxtil…), por uma premiação mais alternativa e de materiais sustentáveis.” explicou Luis Leandro Grassel, Diretor Geral do Campeonato.

Trilhas de Maquiné
Trilhas de Maquiné/Abertura do CGCTM 2019

Embora durante o evento os atletas, tenham encontrado os percursos muito bem sinalizados (fitas, pintura, placas e staffs), enfermeiras em diversos pontos, massagistas na chegada, kit completo (chip, numeral, camisa, carbogel, sache de amendoim, frutas, água e suco), Wi-Fi aberto. Resumindo uma organização geral fantástica! A premiação/medalhas, troféus e a quantidade reduzida de chuveiros, não foi aprovada pela grande maioria dos atletas.

Sempre muito receptivos e atenciosos com o feedback dos atletas, a L&E Eventos responsável pela realização do Campeonato, já se manifestou sobre o mesmo:

“Certamente a primeira coisa a ser escolhida na infraestrutura do local para recepção dos atletas é banheiros e claro ‘com chuveiros’, só, que muitas vezes isto não existe nos locais dos eventos. As etapas de corridas em trilhas são realizadas sempre próximas a natureza (áreas rurais), onde está o nosso playground de desafio, superação, barro e brutalidade… Desta forma a infraestrutura do local é pequena, reduzida ou até inexistente.

Para a 1ª Etapa em Maquiné, fomos atrás de um ginásio com vestiários, só que o mesmo não estava disponível para o uso. Desta forma, tivemos que obrigatoriamente utilizar o pavilhão ao lado da Igreja.

Aproveitamos para informar que os 3 chuveiros na área externa, foram instalados pelo evento, para fins de amenizar a falta. Nosso foco sempre é, e será atender o melhor possível todos nossos clientes corredores, só que às vezes não depende ou dependerá diretamente de nós.

Na 2ª EtapaSalto Ventoso em Farroupilha no dia 16 de março, o evento estará contando com chuveiros e novos modelos de premiação!”

Juntos Fomos e Seremos + Fortes Sempre!!! Vida longa ao CGCTM…

4 Comments

  • Marcio,

    Ótimo custo benefício, otima organização, otima infraestrutura, otimas trilhas,ótimos desafios e ótimas premiações. Tudo sempre pensando no custo beneficio do atleta fazer todas as etapas. Parabéns L& E Eventos.

    • Jasmine Benato,

      Grande Marcio Reis!
      Sempre presente nas Trilhas & Montanhas, contagiando à todos com seu carisma.
      A L&E Eventos, realmente está de parabéns pelo grandioso trabalho que vem fazendo em prol do esporte desde 2012, até o momento.

      Vida longaaa ao CGCTM…Abração e até a 2ª Etapa no Salto Ventoso/Farroupilha!

  • Alex sousa vaz,

    Sempre com artigos simples e informativos. Adoro. #baunatrilha

    • Jasmine Benato,

      Grandeee Alex…
      Desde o meu início como “editora do CGCTM” sempre foi um dos mais assíduos leitores! Muito obrigada pelo carinho!

      Abraçãooo e até Salto Ventoso!

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Previous reading
    O que aguarda os atletas na 2ª Etapa do CGCTM 2019?!
    Next reading
    Santa Maria do Herval