Entre colinas e vales, a 75km de Porto Alegre, capital do Estado, situa-se Santa Maria do Herval, com 6.500 habitantes. Hospitaleira, amigável, tranquila, com seus jardins floridos e povo ordeiro e trabalhador.

Visitei a cidade de Santa Maria do Herval a algum tempo já, o local possui muitas quedas de água que variam entre 10 à 125 metros de altura.

História

Com características que foram legadas por ancestrais, imigrantes da região do Hunsrück e arredores na Alemanha. A gastronomia é típica com cucas, linguiças, schmiers, assados de porco, bolinhos de batata e muitas outras receitas gostosas que nossas avós nos deixaram.

A cultura é preservada nas treze comunidades do município, pois mais de 90% da população ainda fala a Língua Hunsrik/Platt Tayxt, o que é incentivado pela prefeitura para que não se perca esse vínculo de comunicação com as regiões de origem na Europa.

Turismo

Você não pode deixar de percorrer a Rota Romântica na cidade de Santa Maria do Herval/RS, essa rota conta com inúmeras opções de lazer, desde Museus, Igreja, Balneários e claro muitas cascatas ainda intactas.

Cascata do Herval

Em minha visita a cidade resolvi ir em busca dessas cascatas, começando pela Cascata do Herval, localizada cerca de 2 km do centro da cidade, esta é a mais alta entre elas, as águas despencam por aproximadamente 125 metros de altura.

Santa Maria do Herval
Créditos: Juares de Andrade Junior

Para chegar ao local é muito fácil, a estrada que chega até o local é de chão, mas está em ótimo estado. Não é possível fazer trilhas nos entornos, pois a propriedade ali é privada, tanto na parte de cima da queda de água, quanto na parte de baixo, por possuir um usina de energia.

Cascata e Caverna dos Bugres

Cascata e Caverna dos Bugres, localizada a 1,5 km do centro da cidade, local belíssimo com uma enorme caverna que antigamente era usado como moradia pelos  índios caingangues.

Ao chegar no local, percorre-se uma pequena trilha em meio a mata verdejante, no fim dessa trilha à uma pequena bifurcação, à direita você acessa a ampla caverna e à esquerda, passando pela ponte de madeira você acessa a Cascata.

O local é propício para curtir os dias de calor, refrescar-se nas águas cristalinas da cascata. Para quem gosta de fotografar assim como eu, o local é perfeito para fazer fotos em longa exposição ou books fotográficos.

Veja as imagens capturadas por nossas lentes:

Cascata Michel

Localizada a 3 km do centro da cidade, ótimo local para quem gosta de estar em paz com sigo mesmo e em harmonia com a natureza.

Em minha visita não consegui em tempo habil conhecer este atrativo, mas pretendo voltar ao local para conhecer este local.

Se você tem interesse em conhecer a Cascata Michel, sugiro conversar com a Prefeitura do Município para obter maiores informações.

Cascata dos Marcondes

Localizada no interior da cidade de Santa Maria do Herval, a 10 km do centro da cidade, o local conta com uma queda d’água de 65 metros de altura aproximadamente, cercada por uma grande área de mata nativa.

Santa Maria do Herval
Crédito: Luís H. Fritsch/ Trekking RS

No local é possível fazer trilhas de nível moderado até a sua base, para os mais aventureiros é possível fazer rapel, caso você tenha interesse em contratar uma empresa para guiar o rapel, recomendamos a empresa Trilhas do Sul. Agende a sua próxima aventura!

Como chegar

Para quem sobe a Serra Gaúcha em direção a Gramado ou Canela poderá usar a estrada VRS-873, passando por Santa Maria do Herval e aproveitar para conhecer essa belíssima cidade e seus inúmeros atrativos.

Outros destinos

Aqui em nosso site você encontra muitos atrativos naturais para visitar e se encantar tanto aqui no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Trilhas de Maquiné/Abertura do CGCTM 2019
Next reading
Comparativo de Barracas Naturehike