Saco de Dormir Trek Lite +3ºC – Deuter

Apresentaremos nesse post um saco de dormir da marca Alemã Deuter – Trek Lite +3º C , mostrando suas características, pontos positivos e negativos. Este equipamento é recomendado para montanhistas, escoteiros, para uso em refúgios, ciclismo, viagens de moto, ou para uso em montanha em noites frias durante a primavera ou verão.

Contudo, antes de começar a falar sobre este equipamento essencial, saiba a diferença entre Pluma de Ganso e Fibra Sintética:

Pluma de Ganso: A pluma é mais leve, resiste mais, se compacta e se expande mais, com isso isolando melhor do frio, comparando com as fibras sintéticas. Contudo, a pluma perde todas suas qualidades e fica mais pesada quando se molha.

Fibras sintéticas: As principais vantagens das fibras sintéticas sobre a pluma de ganso, estão no preço e na resistência maior à água. A qualidade delas avança a cada ano, mas ainda não chegou à capacidade que a pluma de ganso tem.

Características:

Suas medidas  são de 205 x 75 x 48 cm (aberto) e 13 x 30 cm (fechado) e seu peso é de apenas 800 gramas, isso faz desse saco de dormir um dos mais leves do mercado.

Saco de Dormir

Saco de Dormir

Para entender melhor o que estamos falando sobre as medidas desse saco de dormir, colocamos ele ao lado de uma garrafa de refrigerante de dois litros.

Saco de Dormir

Sua capacidade térmica é de +7°(conforto) +3°(limite) à -12°(extrema), o fabricante garante até -14° em usos extremos. sendo recomendado para uso em temperaturas de frio moderado como as encontradas em montanhas brasileiras de até 2.000 metros.

Saco de Dormir

Possui a camada interna com recheio em Plumas de Ganso, que é o melhor isolante térmico existente. Além disso, a pluma de ganso é mais leve e, além de ser mais compacta, também se expande mais e isola melhor do frio comparando com as fibras sintéticas.

Trek_lite_3_trs

As plumas de ganso utilizadas pelas Deuter são de proporção 80/20, ou seja, 80% plumas e 20% outras penas pequenas, o que faz deste saco de dormir extremamente leve e pequeno. Na construção do saco de dormir Trek Lite os tecidos, interno e externo, são conectados por divisórias retas. As câmaras em H criadas por estas divisórias retangulares são preenchidas com pluma de ganso que pode expandir-se para realizar o sua função de isolamento por completo.

Saco de Dormir

Construção:

As câmaras na forma H onde ficam as plumas são costuradas três a três, para evitar deslocamento das plumas e consequente diminuição da eficiência. Usado nos sacos de dormir Trek Lite 250 e 300 Deuter.

h-chamber
Fonte: Deuter

O tecido externo Pro Lite RS 30 é um nylon ripstop ultra-fino, muito suave ao toque e extremamente leve. É um tecido muito fino, mas oferece grande estabilidade e resistência à abrasão, graças à sua estrutura ripstop. O tecido Pro Lite RS é durável e de secagem rápida.

5703_ProLiteRS
Pro Lite RS 30

Ajustes:

Ao abrirmos o saco de dormir, logo podemos ver o zíper com fechamento por velcro, garantindo assim que ele não se abra durante a noite. Outro detalhe que ele possui é uma etiqueta costurada ao lado do zíper com informações sobre as faixas de temperatura suportáveis.

Saco de Dormir
Podemos ver o zíper com fechamento por velcro, garantindo assim que ele se abra durante a noite
Saco de Dormir
Faixas de temperaturas.

Possuí zíper YKK de duplo curso que pode ser aberto por dentro ou por fora e permite acoplamento com outro saco de dormir, caso você tenha uma namorada, poderá transformar este saco de dormir em um saco duplo para casal, tornando seu acampamento muito mais prazeroso. Outro detalhe interessante sobre o zíper, que ele possui revestimento interno, assim impedindo que entre em contato direto com sua pele, aumentando ainda mais o conforto ao dormir.

Saco de Dormir
Zíper duplo.
Saco de Dormir
Revestimento interno, assim impedindo que entre em contato direto com sua pele.

Falando ainda sobre o zíper podemos notar que na parte interna do saco de dormir, próximo aos pés, possui uma capa para o zíper, o que é isso? Têm a função de proteger o final do zíper, impedindo assim que sofra algum dano ou se abra durante a noite.

Saco de Dormir

No compartimento interno, possui bolso com fechamento por velcro, podendo ser guardado itens de valor ou seu celular, juntamente com este bolso, tem uma etiqueta com as especificações do produto.

Saco de Dormir
Bolso interno com etiqueta de aviso.

Também possui capuz com ajustes de abertura e fechamento, com a função de melhorar a capacidade de aquecimento corporal e faz com que você consiga ajustar de maneira perfeita em torno do seu pescoço. Por ele ser um saco de dormir com grande poder de isolamento térmico conta ainda com um colar de aquecimento que ajuda na retenção do ar no interior do saco de dormir.

Saco de Dormir
Ajustes do capuz e colar de aquecimento.

Externamente o saco de dormir conta com duas alças pequenas, localizadas perto dos pés, servem para pendurar, assim impedindo que as plumas amassem quando você não estiver usando-o.

Saco de Dormir

Especificações:

  • Peso total: 800 g
  • Peso do Enchimento: 250 g
  • Largura do Ombro: 75 cm
  • Largura nos pés: 48 cm
  • Comprimento: 205 cm
  • Altura máxima do usuário: 1,85 m
  • Dimensões fechado: 13 x 30 cm
  • Enchimento: Pluma de ganso de alta qualidade 80/20
  • Tecido interno: PRO lite 50 / 100% Polyester
  • Tecido externo: PRO lite RS 30 / 100% Nylon

Conclusão:

Ao testarmos este equipamento na serra gaúcha, com temperaturas entre 0° graus a 10° graus, notamos que tem um grande poder de aquecimento, mantendo bem a temperatura corporal, a movimentação durante a noite é bastante fácil, o zíper funciona muito bem, sem ocorrer trancos. Caso você queira um equipamento confiável, leve, compacto e com grande capacidade térmica, esse com certeza dará conta do recado.

Pontos positivos: Leve e compacto, grande poder de aquecimento.

Pontos negativos: O valor do produto pode varias de R$ 650 reais a R$ 800 reais, dependendo do lugar que comprar.

Recomendações, cuidados e dicas:

Pode ser usado em regiões frias no sul do Brasil, mas de preferencia em lugares que possuem baixa umidade, em montanhas de até 2.000 metros de altitude e com frio moderado.

Para manter a qualidade das plumas quando você não esteja usando o equipamento, o ideal é mante-lo aberto, fora do saco de compressão, isso garantirá maior vida útil ao seu saco de dormir, impedindo assim que as plumas amassem e prejudicando seu poder de aquecimento.

O ideal para manter o saco de dormir sempre seco, é usar um saco estanque ao transportar, isso garante uma impermeabilidade extra, pois sabemos que ele é construído com Plumas de Ganso, e essas plumas não podem molhar, pois se não sua capacidade térmica cairá consideravelmente, tornando ele muito mais pesado.

Caso você necessite de um maior poder de aquecimento, mas não quer comprar um saco de dormir mais pesado e volumoso, uma opção é utilizar o Trek Lite +3 em conjunto com o  Liner Thermolite Reactor Extreme*, o qual te oferecerá um grande incremento de temperatura.

Thermolite-Liner-lrg

*Fibra leve que combina polímero termicamente eficiente com microfibra oca que esquenta rapidamente e retém o calor. Resulta em tecidos bem ventilados que retiram a umidade em contato com a pele, permitindo assim sua evaporação. Este tecido é utilizado no Liner Thermolite® Reactor Extreme. Fonte: Sea to Summit.

Infle de ar o saco de dormir antes de usar! O que isola a temperatura, ou seja faz com que o saco de dormir lhe aqueça, é o ar que fica dentro das fibras sintéticas, portanto antes de entrar no seu saco de dormir o infle de ar para que as fibras se encham. Fonte: Deuter

Na hora de guardar o saco de dormir, o correto é ir  amassando-o para dentro do saco de compressão, dessa forma se evita vincos que poderiam danificar o enchimento. Fonte: Deuter

Assista o vídeo:

Onde comprar:

A compra do  Saco de Dormir Trek Lite +3ºC da Deuter pode ser efetuada na loja Guenoa Bikes e Apetrechos para Aventura.

996056_580973958630913_159691964_n

Contato:

Fone: +55 (54) 3213.5131

vendas@guenoa.com.br

https://www.guenoa.com.br/

Texto e fotos: Luís H. Fitsch

3 Comments

  • Felipe,

    Luis,
    Bom dia.
    Vc já pegou temperaturas negativas com o trek lite +3?
    Vou p/ região da serra catarinense em julho e estou na dúvida entre ele e o trek lite -2.
    Considere q uso tbem um liner reactor da sea to summit.

    Obrigado.
    Abs.

    Felipe

    • Luis H. Fritsch,

      Olá Felipe, então eu uso o trek lite +3, acho interessante levar o seu trek lite-2, recomendo ainda levar uma roupa segunda pele x-power SOLO, Estive fazendo uma travessia a cerca de um mês no Cânion do Espraiado/SC e durante a noite, tive que colocar a segunda pele, pois a sensação térmica era de muito frio, não sei exatamente a temperatura que estava durante a madrugada, mas só com o trek lite +3 não dava para dormir.
      Espero poder ter ajudado.
      Abraço

  • Felipe,

    Acho q eu estava subestimando o frio de lá…
    Ajudou sim.
    Obrigado.

    abs.

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Previous reading
    Doença que está causando problemas em viajantes!
    Next reading
    Atacama – Carol & Dudu (Seguidores de Pachamama)