Roupas para frio – Entenda o sistema de camadas

As primeira coisa que você deve fazer para descobrir qual é a roupa ideal para a atividade de aventura que você vai praticar é entender o conceito de “sistema de camadas” (segunda pele, camada térmica, corta-vento, etc.).

Imagine que você acabou de chegar de carro na cidade de El Chaltén, porta de entrada para a Patagônia argentina. A temperatura está por volta de zero grau e você está vestindo uma camiseta de malha e um pesado casaco de lã ou de moletom (grosso mesmo). Se você estiver parado, até vai se sentir confortável. Mas você não quer ficar parado, certo?

Ao começar a explorar o lugar andando, mesmo que num ritmo leve, a temperatura do seu corpo vai subir, apesar do frio. Então, no intuito de estabilizar a própria temperatura corporal, você vai suar.

O que acontece depois de algum tempo caminhando na trilha? Sua camiseta de algodão vai ficar molhada. Quando ela estiver muito encharcada, será a vez do casaco. Sem suportar o calor, você vai então arrancar desesperadamente seu lindo (e agora ineficiente) moletom fofinho e enorme de ser carregado.

E agora? Você está suando e a temperatura ainda é de arrepiar. Fora o vento gelado que joga lá pra baixo a sensação térmica. Você certamente vai tremer de frio vestindo apenas a camiseta, ainda mais molhada (é melhor nem imaginar o vento patagônico batendo nela).

Aí entra o sistema de camadas de roupas, que pode acabar com vários problemas de uma vez só. O primeiro enrosco vai ser resolvido com a palavra “camada”: já que é inevitável sentir calor, mesmo no frio, se você usar algumas camadas de roupas mais finas e leves em vez de um único casaco pesado, você pode ir tirando aos poucos cada peça, de acordo com o aumento da temperatura corporal ou do ambiente externo. E lembre-se que esse conceito vale também para pernas, mãos, pés, pescoço e cabeça.

No intuito de melhorar ainda mais o seu conforto, cada camada tem uma função específica:

Camada segunda pele (base layer): É a peça de roupa que vai em contato direto com a sua pele. E pense rápido, qual é a principal função de uma segunda pele? Secar com rapidez o suor, para que você não tenha a sensação desagradável de vestir uma camiseta molhada.

Outra função importante da segunda pele é ajudar a diminuir o mau cheiro do corpo produzido pelo suor em contato com micro-organismos como bactérias e fungos.

Roupas para frio
Camada segunda pele (base layer)

Camada térmica (mid layer): É uma roupa para você vestir por cima da segunda pele e por baixo do casaco corta-vento ou impermeável. A principal função desta camada é te aquecer.

Roupas para frio
Camada térmica (mid layer)

Camada corta-vento: Como o próprio nome diz, barra seu corpo do vento e da chuva fina. É a jaqueta ou a calça que vai na parte mais externa de todas as camadas.

Roupas para frio
Camada corta-vento

Agora que você conhece o sistema de camadas é só usar e abusar das facilidades desse sistema.

Fonte: www.solobr.com

Confira mais detalhes de cada roupa para frio na loja dos nossos parceiros!

guenoa

Contato:

Fone: +55 (54) 3213.5131

vendas@guenoa.com.br

https://www.guenoa.com.br/

1 Comment

  • Guenoa Bikes e Apetrechos para Aventura | TREKKINGRS,

    […] – Roupas para frio – Entenda o sistema de camadas […]

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Previous reading
    Comida liofilizada o que é isso?
    Next reading
    Paulistano viaja com um salário mínimo por mês