Quem é do mundo do Mountain Bike e já participou de alguma edição do Desafio dos Rochas, certamente já ficou ansioso aguardando o Release Oficial do evento da produtora Root Rider TV.

Release Oficial Desafio dos Rochas 2017 / Créditos: Root Rider TV

Foi ali no Desafio dos Rochas de alguns anos atrás que conheci o videomaker Daniel Rischbieter, proprietário da Root Rider TV. Ele é natural de Floripa e atualmente mora em Blumenau, com mais de 14 anos de experiência profissional na área audiovisual, já realizou trabalhos para a ESPN Brasil, Boulder Creek (UK), Bike Channel (IT); além das marcas: Oakley, Explore Canada, Quebec Original, Shimano, Soul Cycles, Cannondale, Specialized, Audax, Niner Bikes, ASW, Free Force…entre outras.

INÍCIO DA CARREIRA

O áudio visual sempre teve uma grande importância na vida de Daniel. Seja buscando descobrir novas bandas, novos estilos musicais ou esperando um novo vídeo de bike sair na internet durante a sua adolescência.

Root Rider TV
Créditos: Rogério Ximiti

“Basicamente começei minha carreira em 2005 com a vinda da World Cup de Mountain Bike para o Brasil. A etapa aconteceu em Balneário Camboriú, fui com amigos para assistir a prova e levei minha máquina fotográfica que também fazia vídeos. Ao final do evento editei um vídeo de melhores momentos, teve uma repercussão muito boa e até consegui vender umas cópias!” brinca Daniel, que a partir desse evento nunca mais parou de investir em novos equipamentos e consequentemente se inseriu no mercado do mountain bike.

CRESCIMENTO PROFISSIONAL

Nesses 14 anos de experiência profissional na Root Rider TV, Daniel já cobriu World Cup e Mundiais de MTB. Viajando para diversos países como África do Sul, Andorra, Escócia, Espanha, Itália…, Portugal e Canadá. Inclusive foi na produção da web série Brazilians Across Quebec em 2016, no Canadá que ele viveu uma de suas melhores experiências profissionais.

“Gravei a Brazilians ao lado dos meus amigos Jonatha Junge e Nataniel Giacomozzi. Foi uma grande oportunidade que ganhamos, desenvolver um trabalho de promoção do turismo de inverno no Quebec usando a bike como tema principal.”

Teaser Brazilians Across Quebec 2016 / Créditos: Root Rider TV

Usando Fat Bikes, que basicamente são bicicletas com pneus especiais para andar na neve, exploraram vários roteiros de aventura, incluindo a travessia de um lago congelado de 32 quilômetros e as emoções do primeiro Campeonato de Dual Slamom para bike na neve.

“Também tivemos uma experiência muito marcante com lobos selvagens. Uma vivência conduzida com guias claro, mas em que podíamos ficar cara a cara com esses lobos e até tocá-los, inesquecível! Acho que poder viver coisas que nunca imaginamos, pela primeira vez aliados com a hipnotizante imensidão branca do Quebec, com certeza foi algo muito marcante!” relembra Daniel.

Atualmente, Daniel trabalha produzindo conteúdo para empresas do ramo do ciclismo. Ele faz cobertura de provas e eventos de Mountain Bike, mas também já captou eventos de corrida como, Mizuno UpHill Marathon e Ultra Trail Run.

Root Rider TV
Créditos: Rodrigo Philipps

CONSUMO DE CONTEÚDO

Hoje em dia a forma como as pessoas consomem conteúdo se modificou. E a popularização dos vídeos, juntamente com o surgimento de plataformas que facilitam a sua distribuição, só contribuiu para isso.

Segundo Daniel, a internet teve um papel fundamental, principalmente na velocidade que a informação é propagada hoje em dia. Não esquecendo a democratização do acesso aos equipamentos de foto e vídeo!

“Com certeza o surgimento de linhas de consumidores profissionais no mercado de câmeras de vídeo teve um papel importante, encorajando pessoas que não necessariamente estivessem no ramo a se aventurar e desenvolver seu próprio caminho.

Qualquer negócio independente do seu tamanho passou a ter acesso a grandes plataformas de mídia digital e atingir milhares de pessoas. Isso gerou uma grande demanda de conteúdo, porém muitas vezes vemos ações desconexas e isoladas, justamente por não haverem profissionais preparados.” explica o vídeomaker.

MAS AFINAL, O QUE FAZ UM VÍDEOMAKER?

O trabalho desse profissional faz parte de todas as etapas do processo de criação de um vídeo, e não somente das filmagens. De forma resumida e precisa, as principais etapas deste processo consistem basicamente em:

Pré-produçãoTem como finalidade o planejamento de todo o projeto.
ProduçãoÉ a parte prática de se criar um vídeo.
Pós-produçãoEdição e finalização do vídeo.

Atualmente, o vídeo tem sido o formato mais usado pelas empresas para divulgar seus produtos; compartilhar conteúdos. E, principalmente, interagir com seus consumidores.

Na maioria dos casos Daniel realiza todas as etapas de um determinado projeto, isso significa uma carga de trabalho imensa. “Muitas vezes pode ser frustrante e cansativo, porém é extremamente desafiador e positivo saber desenvolver cada etapa do processo. Sinto que isso me puxa a pensar em várias esferas diferentes e me torna um profissional mais completo!”

Vale destacar, que independentemente de sua área de atuação, buscar aprofundar cada vez mais os seus conhecimentos específicos é fundamental para que você se torne mais competente e seguro das suas habilidades.

Como o vídeomaker Daniel finaliza, “hoje em dia não importa mais que câmera você tem e sim que ideias você possui!”

Root Rider TV

Conteúdo Outdoor

Atualmente, Root Rider TV trabalha produzindo conteúdo para empresas do ramo do ciclismo. Ele faz cobertura de provas e eventos de Mountain Bike, mas também já captou eventos de corrida como, Mizuno UpHill Marathon e Ultra Trail Run.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Review – Camiseta Solo Ion UV
Next reading
6ª Etapa do Circuito Trilhas & Montanhas