Bota Salomon Explorer GTX

Vamos apresentar nesse post uma a bota Salomon para trekking já em uso a mais de 1 ano, mostrando suas características construtivas, pontos positivos e negativos.

História da marca Salomon:

salomon-logo

A empresa francesa, especializada na fabricação de equipamento para esquis e esportes na montanha, foi fundada em 1947 na pequena cidade de Annecy, região de Côte St. Maurice berço do surgimento do alpinismo moderno, por uma família francesa oriunda do coração dos Alpes, formada por François Salomon, sua mulher Jeanne e seu filho George. A empresa inicialmente surgiu como fabricante de produtos esportivos para a prática de esportes nas montanhas e lâminas para esqui, especializada em suprir as necessidades dos atletas de atividade outdoor, como trilha, corrida, esqui, escalada ou montanhismo.

A Bota Salomon Explorer GTX foi desenvolvida para o trekking (caminhada em trilhas com os mais variados tipos de terreno, os pedregosos, os úmidos, os escorregadios). A bota Salomon é impermeável e respirável, pois possui a mais conceituada tecnologia para tal característica, a membrana GORE-TEX. Graças à construção Advanced Chassis, o pé fica mais estável e melhor protegido.
Construída com três tipos de materiais: couro, couro-camurça e tecido, juntamente com a membrana Gore-Tex que faz com que ela se torne impermeável e respirável ao mesmo tempo.
O que isso quer dizer?
– As botas impermeáveis e respiráveis, possuem tecnologias que impedem a água de entrar, deixando os seus pés secos, e são respiráveis por possuírem membranas que retiram o suor dos pés, pois não adianta ser somente impermeável se o suor não for retirado dos seus pés, você ainda ficará com os pés molhados.
Um ponto bem interessante, é que as costuras dessa bota são totalmente seladas, garantindo assim melhor impermeabilidade.
Bota Salomon
Bota Salomon
Bota Salomon
O ajuste dos cadarços são perfeitos, os passadores tem uma característica construtiva interessante, pois ao amarrar a bota, eles ajustam todos os pontos do cadarço uniformemente e em um único aperto, facilitando assim a amarração, possuí também trava de segurança para maior conforto e segurança ao pisar.
Bota Salomon
Bota Salomon
 A biqueira tem construção reforçada, assim protegendo os seus dedos de danos causados por eventuais contatos com pedras pelo caminho, este mesmo reforço existe na parte de traz, no calcanhar, assim evitando torções.
Bota Salomon
 Essa bota conta com uma tecnologia bem inovadora chamada Advanced Chassis™, é um composto robusto entre a sola e a entressola que maximiza o controle de movimentos, dando mais conforto e protegendo seus pés de elementos pontiagudos que possam ser encontrados nas trilhas.Bota Salomon O solado tem a tecnologia Contagrip, que garante melhor absorção de impactos, durabilidade e tração em pisos secos.
Bota Salomon
 A Salomon, desenvolveu Contagrip porque queria estar 100% certo de que seus calçados iria oferecer um desempenho impecável, faça chuva ou faça sol, asfalto ou rocha. É uma mistura cuidadosamente equilibrada de densidade, o composto e da geometria.
Solas Contagrip são uma mistura de compostos diferentes, com diferentes densidades. Isto significa que diferentes zonas da sola são mais suaves ou mais duras, dependendo de onde elas são colocadas. Áreas que são propensas a desgaste mais rápido têm compostos mais duros de alta densidade, por exemplo, nas bordas da sola. Outras áreas usa compostos de baixa densidade, que oferece um pouco mais de flexibilidade e aderência por exemplo, a coluna central da sola. Fonte: Guides
O Solado ainda conta com áreas de propulsão e de frenagem, dando mais segurança ao caminhar.
Bota Salomon
Bota Salomon
Uma característica construtiva das botas de trekking é o fato de ser construída inteiramente, não deixando a língua ficar separado do resto do calçado, isso permite maior segurança e auxílio quanto a impermeabilidade.
Outro destaque é a palmilha com tecnologia Ortholite, o que é isso?
Bota Salomon
Bota Salomon
Construída em poliuretano (PU) e borracha reciclada, criando um produto com uma excelente resistência, sendo leve e respirável, tem ainda proteção contra a transpiração e os odores desagradáveis ​​provocados pela umidade, permitindo que o ar passe através da bota e o excesso de calor e umidade seja extraído para fora do calçado, ainda é anti-microbial, propiciando um meio ambiente mais saudável a seus pés.
Bota Salomon

 Assista o Vídeo:

 Avaliação final

Como se pode ver no vídeo, testamos a impermeabilidade e a tração dessa bota, em terreno úmido e com muita lama, lembrando que esse calçado tem mais de um ano de uso. No terreno com lama, tentamos correr com ela para forçar as áreas de tração e frenagem e ver como o solado se comportava em relação ao solo escorregadio, e o solado contagrip teve boa aderência e boa absorção de impactos. A bota provou sua eficácia também no quesito de impermeabilidade e respirabilidade, para isso mergulhamos a bota até a metade do cano, atravessamos um córrego com ela, e não entrou uma gota sequer de água.

Pontos Positivos: A bota é muito confortável, impermeável e respirável e possuí boa tração em solos secos e lamacentos, a trava de segurança do cadarço funciona muito bem, a palmilha proporciona o máximo conforto.
Pontos negativos: O solado é pouco eficaz em terrenos com pedras molhadas e úmidas.
Esta bota você encontra na loja de nossos parceiros!
guenoa

Contato:

Fone: +55 (54) 3213.5131

vendas@guenoa.com.br

https://www.guenoa.com.br/

Edição e texto: Luís H. Fritsch
Fotos: Marcio e Luís H. Fritsch

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
A trilha mais longa da América do Sul
Next reading
Lagoinha do Leste