REVIEW – Barraca Lightwave T0 Trek

Para os que não conhecem, a Lightwave foi fundada em 2002 por Carol McDermott, alpinista neozelandês residente na França e Grã-Bretanha. Seu principal objetivo na criação da marca, foi o de fornecer um equipamento tecnológico, de alta qualidade e com uma abordagem funcional para os entusiastas do alpinismo e trekking, sem deixar de lado o custo-benefício. Dentre a gama de produtos da Lightwave, destaco a barraca t0 Trek. Do tipo túnel, para uma pessoa, é um dos abrigos solo 4 estações mais resistentes e leves disponível atualmente no mercado. Seu interior confere bom espaço para a área da cabeça e ombros, mesmo tendo o formato abobadal.

lightwave-t0-trek1

lightwave-t0-trek-sheet

Falando em design, as varetas de alumínio DAC de 8.5mm tem formato de abóbada, conferindo excelente aerodinâmica e resistência à estrutura. Um diferencial interessante é a separação de cores que a marca faz (varetas e quarto interno) para que o trekker consiga distinguir bem a posição correta das varetas (cinza na frontal e amarelo na traseira). Para auxiliar o reforço da barraca, velcros fixados ao sobreteto garantem firmeza na união das varetas com o quarto interno. Espeques de titânio pesando 12g cada, são responsáveis pela fixação da tenda ao solo juntamente com a ancoragem suplementar formada por 4 cordeletes reflexíveis de alta tração.

lightwave-t0-trek-varetas

lightwave-t0-trek-abobada

lightwave-t0-trek-rear

A barraca interna possui bolsos para auxiliar na acomodação de objetos e espaço generoso. Consegue suportar usuários de até 2m de altura. O piso em nylon 90-denier tem impermeabilidade de 5.000mm em testes hidrostáticos e uma borda aproximada de 10cm de altura que se une com o quarto interno mantendo toda e qualquer chuva fora da barraca. A ventilação, estrategicamente posicionada, auxilia a circulação de ar e remove boa parte da condensação no interior da tenda; uma pequena tela em mesh localizada na parte superior da porta, recebe o ar externo e o transporta até outra tela mesh localizada no fundo da barraca. O sobreteto, também em nylon 40-denier confere 5.000mm de impermeabilidade e quase tocando o chão, em conjunto com as costuras seladas, deixam a chuva do lado de fora. A área da varanda tem bom espaço, o suficiente para guardar equipamentos molhados e cozinhar em tempo ruim.

lightwave-t0-trek-inner

lightwave-t0-trek-ancoragem

Um ponto importante a se observar é que a tenda do tipo túnel difere das tendas do tipo geodésicas ou semi. Apesar de bom espaço interno e fácil montagem elas requerem um bom e firme local para instalação já que os espeques mantém as tendas de pé. A t0 Trek é ideal para caminhadas e trekking em solo, em contrapartida, seu espaço permite a acomodação de casais que utilizam a barraca em maratonas de montanha e eventos similares. Enfim, é uma barraca de 4 estações adequada para a maioria dos climas e regiões. Mesmo em clima brasileiro onde a umidade é alta, seu uso foi aprovado. Para regiões mais extremas ou para os que preferem mais espaço, pode-se optar pela versão com vestíbulo estendido.

  • Sobreteto: 520g
  • Barraca interna: 540g
  • Varetas: 260g
  • Acessórios: 220g
  • Peso total: 1.540g
  • Preço médio: R$750,00 e pode ser encontrada somente nos países da Europa.

lightwave-t0-trek-mg

O modelo Lightwave t10 Trek é sucessor da t0 Trek e foi melhorada, mas a Lightwave manteve o conceito da barraca.

Sem título

Texto e fotos: Edver Carraro
Site: Edver Carraro

2 Comments

  • Elias Ricardo Pasin,

    Onde posso adquirir essa barraca

    • Luis H. Fritsch,

      Essa barraca é encontrada apenas na Europa!

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Previous reading
    O prazer de abrir a porta da barraca!
    Next reading
    Gruta Fiorese – Nova Roma do Sul/RS – Brasil