Pedra da Cebola em Vitória/ES – Brasil

O Parque Pedra da Cebola possui uma área  superior a 100 mil metros quadrados, nele se encontram exemplares de Mata de Restinga, Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local, que abrigam pequenos répteis e aves. Além de dispor de um espaço cultural, casa de meditação, jardim oriental e mirante sobre um paredão rochoso, utilizado para escalada.

O local leva esse nome por se tratar de uma grande pedra esculpida pela natureza que repousa sobre outra rocha. Devido ao seu comportamento geológico, a pedra se “descama” de maneira similar as camadas de uma cebola.

Inaugurado em 1997, o local abrigava a Pedreira de Goiabeiras, propriedade da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), e foi a primeira recuperação de área degradada por esse tipo de atividade econômica no município.

Pedra da Cebola
Foto: Arquivo pessoal
Pedra da Cebola
Foto: Arquivo pessoal

Como chegar:

O parque localiza-se em frente a Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Acesso pela Av. Fernando Ferrari e Rua João Batista Celestino, na Mata da praia.

Pedra da Cebola

Horário de Funcionamento:

De Terça a Domingo, das 5:00 às 22:00 hs.

Tel.: (27) 3327-4298 (Centro de Educação Ambiental – CEA)

Tel.: (27) 3327-4353 (Administração do Parque)
Morro da Caixa d’água:
Outro lugar que merece ser visitado é o Morro da Caixa D’água, o nome soa estranho, mas é assim que é chamado pelo povo local, possui uma vista peculiar da cidade de Vitória/ES, juntamente com o Rio Santa Maria.
Fica localizado junto a Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), recomendo visitar o local nas primeiras horas da tarde, pois da mesma forma que possui uma beleza singular, também é um lugar usado por usuários de drogas, pode ser perigoso ir em finais de tarde ou a noite.
DCIM100GOPROGOPR0326.
Foto: Arquivo pessoal
DCIM100GOPROG0110330.
Foto: Arquivo pessoal
DCIM100GOPROGOPR0329.
Foto: Arquivo pessoal
DCIM100GOPROGOPR0311.
Foto: Arquivo pessoal
 Texto e fotos: Luís H. Fritsch

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Avaliação – Rede Adventure Kampa
Next reading
Barraca Nepal II – Azteq