Parque Estadual Pedra Azul/ES

O Parque Estadual Pedra Azul foi criado em 1991 para proteger o patrimônio natural da região, em especial a famosa Pedra Azul, uma formação rochosa de granito com 1822 metros de altura, atração que pode ser vista de longe.

Parque Estadual Pedra Azul
Entrada do Parque – Foto: Luís H. Fritsch

O Parque possui 1.240 m² e uma variedade de opções de passeios a pé. Dentre as caminhadas mais procuradas, destacam-se as que leva às piscinas naturais, a que leva até a Pedra do Lagarto, a do Mirante e da própria Pedra Azul, que incorpora em seu roteiro as passagens pelos locais anteriores.

Parque Estadual Pedra Azul
Pedra do Lagarto – Foto: Luís H. Fritsch

O Parque possui duas trilhas:

Trilha 1 – Nível fácil: Trilha de Pedra Azul, com percurso de 1900 metros (ida e volta), onde os visitantes são conduzidos  até a base da Pedra Azul, passando pelos mirantes da Pedra Azul e do Forno Grande.

Parque Estadual Pedra Azul
Vista do Mirante – Foto: Luís H. Fritsch

Outra Opção deste percurso é passar pela trilha do Cedro Sentado, com percurso de 600 metros, onde os visitantes são conduzidos até o mirante da Pedra Azul passando por uma árvore de Cedro rosa que “sentou” sobe a rocha.

Parque Estadual Pedra Azul
Foto: Luís H. Fritsch

Trilha 2 – Nível médio/difícil: Trilha das Piscinas Naturais, com percurso de 2.500 metros (ida e volta), onde os visitantes são conduzidos até as piscinas naturais escavadas sobre a rocha, com uma escalada de 97 metros com auxílio de corda. O banho nas piscinas é uma opção de recreação do local.

Parque Estadual Pedra Azul
Foto: Luís H. Fritsch
Parque Estadual Pedra Azul
Piscinas Naturais – Foto: Luís H. Fritsch
Parque Estadual Pedra Azul
Foto: Luís H. Fritsch

Agendamento:

Todo passeio deverá ser agendado com antecedência de pelo menos 24 horas (1 dia), e deverá ser sempre acompanhado por um guarda-parque do IEMA.

Telefone para agendamento: (27) 3248-1156

E-mail: pepaz@iema.es.gov.br

O horário de funcionamento é das 8:00 horas as 17:00 horas.

Os horários de saída para o passeio nas trilhas são as 9:00 horas da manhã e às 13:30 horas da tarde.

O passeio pode ser feito por grupos de no máximo 20 pessoas.

Informações Úteis:

É aconselhado aos visitantes trajar roupas leves e confortáveis

Infra-estrutura:

O parque possui estrutura aberta ao público, com centro de visitantes e trilhas de fácil acesso. O centro de visitantes possui banheiros, bebedouros e coleção de fauna e flora.

Parque Estadual Pedra Azul
Centro de apoio – Foto: Luís H. Fritsch

Não há camping ou lanchonete no interior do Parque, más há hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, cafés e lojas de agroturismo nas proximidades, que oferecem diversos serviços e áreas de lazer.

Geografia:

Área: 1.240 hectares.

Perímetro: 22.348,15 metros

Clima: Pedra Azul está localizada em uma região de terras frias, acidentadas e chuvosas com chuvas concentradas nos meses mais quentes e estiagem nos meses mais frios.

Temperatura: A temperatura do mês mais frio, em média, varia entre 7,3 a 9,4° C e do m~es mais quente entre 25,3 a 27,8° C.

Altitude: A altitude varia entre 1.250 metros no centro de visitantes a 1.909 metros no pico da Pedra das Flores, o ponto mais alto da unidade de conservação.

Solos: Os solos são constituídos por Litossolos, solos rasos assentados sobre a rocha. As formações rochosas são proeminentes, aflorando em diversos pontos do Parque e proporcionando balas paisagens.

Onde Fica:

O Parque Estadual Pedra Azul está localizado nos municípios de Domingos Martins e Vargem Alta/ES. Abrange as localidades de Pedra Azul, São Sebastião do Aracê e São paulo do Aracê.

Distâncias:

Vitória/ES: 100 Km

São Paulo/SP: 818 Km

Rio de Janeiro/RJ: 470 Km

Porto Alegre/RS: 1.962 Km

Fonte: Pedra Azul do Aracê

1 Comment

  • Ana Maria Trubian,

    Achei muito legal este Post, já estive lá na Pedra Azul e foi muito bom, recordar.

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Previous reading
    Serra Gaúcha – Possui um dos melhores locais para voo livre de Paraglider do Estado
    Next reading
    GParque Farroupilha – Um paraíso na Serra Gaúcha