Mundo outdoor e suas novas tecnologias

O mundo outdoor melhorou muito em termos tecnológicos, antigamente eramos forçados a ficar em casa ao lado do fogão a lenha, pois a condição climática não estava favorável para nossas aventuras, já hoje em dia não existe mais a possibilidade de darmos alguma desculpa e não ir fazer aquela trilha no fim de semana, pode estar chovendo, estar frio ou mesmo calor.

Tecnologia GORE-TEX®

Mundo outdoor

A membrana de tecnologia GORE-TEX® é durável, impermeável e à prova de vento, combinada com produtos duradouros, de respirabilidade otimizada e que maximizam a proteção e conforto de seus usuários.

Ideal para uma grande variedade de atividades ao ar livre, a membrana GORE-TEX® está ligada apenas ao tecido exterior. O benefício: o forro separado dentro melhora o conforto e versatilidade. Esta construção pode ser combinada com um isolamento, mantendo seco e quente.

Saiba mais sobre essa membrana:

Membrana GORE-TEX® tem mais de 1,4 bilhões de poros por centímetro quadrado.

Esses poros são 20.000 vezes menor do que uma gota de água, mas 700 vezes maior que uma molécula de vapor de água. Devido a isto, a água não pode penetrar a partir de (vapor de água) no exterior e suor pode facilmente escapar para o exterior através da membrana. Isso garante que GORE-TEX® permanece água e à prova de vento, mas respirável.

Para garantir a resistência do tempo absoluto, produtos GORE-TEX® são empregadas com tecnologia GORE-SEAM® TAPE para selar mesmo os minúsculos furos na peça GORE-TEX® causado pelo processo de costura.

Para atender às exigências especiais da ampla gama de aplicações – dos quais o mais exigente é o motociclismo – GORE-TEX® tem desenvolvido diversas tecnologias de membranas, que são utilizados em determinados produtos.

Ensaio do produto:
Garantido para mantê-lo seco ™
Cada novo protótipo do produto GORE-TEX® é colocada através de testes extremamente rigorosos nos laboratórios Gore. E não é apenas a membrana GORE-TEX® que é testado, todo o vestuário e seus componentes de material exterior, isolamento, membrana e forro tem que provar sua excelência nas condições mais difíceis.

Mundo outdoor - gore-tex

Cada nova peça GORE-TEX® é submetido a acelerada “mundo real” do tipo teste de laboratório equivalente a muitos milhares de horas de uso, passando pela Sala de chuva, bem como o conforto e teste de frio, antes de ser liberado para produção .

É este procedimento rigoroso controle de qualidade que diferencia GORE-TEX® de outras membranas de clima no mercado e torna o único garantido para mantê-lo seco.

Tecnologia Polartec®

Mundo outdoor - Polartec

Por falta de informação, muita gente trata com desconfiança os diferentes materiais que são comumente chamados de Fleece, o que é bem compreensível dada à inundação de produtos de baixo preço e mínima qualidade.

Hoje vamos separa o joio do trigo e falar mais a fundo sobre a tecnologia Polartec, o supra-sumo dos fleeces.

Projetados para estresse agudo, os tecidos Polartec são resistentes ao rompimento das fibras e possuem tecnologia anti-pilling (evitam formação de bolinhas). A utilização e lavagem intensas podem provocar o desbotamento da cor, mas não a perda de suas propriedades. O aspecto de produto envelhecido é o principal motivo de substituição e não propriamente o desgaste do produto.

Também chamado de CCF, “Climate Control Fabrics”, o principal atributo do Polartec é manter o corpo seco e aquecido, propiciando conforto em qualquer situação. A alta capacidade de exportar o suor, aliada à resistência à penetração de água, evita que o corpo fique úmido e sofra com o frio e uma eventual hipotermia. Por isso é considerado mais que uma vestimenta, um equipamento de termo-regulação.

Ainda há várias tecnologias disponíveis na vasta variação de materiais Polaterc, como proteção UV, proteção à formação de odores, repelência de água e até resistência ao fogo.

Clique aqui e saiba mais: www.polartec.com/technologies

Mundo outdoor - Polartec

A utilização combinada do Polartec com produtos compostos de algodão, Lycra, Nylon e afins, pode potencializar suas capacidades. Portanto, não é recomendado o uso do Polartec como segunda-pele.

De acordo com a temperatura e umidade, convém utilizar como cobertura principal sobre roupas mais finas, ou ainda de forma intermediária com agasalhos mais densos por cima, para o caso de frio extremo. Sozinho o Polartec apresenta proteção segura como corta-vento e excelente desempenho contra umidade, adequado para temperaturas acima de 5ºC com relativo conforto, até temperaturas amenas de meia estação.

Tecnologia Cordura®

Mundo outdoor - Cordura

Cordura é a marca registrada da InvistaTM para tecidos de altíssima durabilidade. Os Tecidos Cordura são produzidos com fios de poliamida 6.6 de alta tenacidade, com resistência à ruptura muito acima da média dos tecidos existentes no mercado.

Cordura apresenta altíssima resistência nos itens abrasão, rasgamento e perfuração, além de não formar pilling (bolinhas). O tecido Cordura, que pode ser tinto ou estampado, é leve, fácil de lavar, seca rapidamente, não mofa e mantém aparência de novo por muito mais tempo. Quando submetido a acabamento de resinas ou Teflon , pode adquirir características de repelência a água, óleo, retardante de chamas, etc.

Tipos de Cordura:
Os tecidos Cordura podem ser produzidos com fios lisos, tipo 210 den*, 280 den, 420 den, 630 den e 840 den, texturizados a ar tipo 500 den, 750 den e 1000 den ou com ambos. Os fios lisos apresentam maior resistência à ruptura por tração e são mais brilhantes, enquanto o diferencial dos texturizados é a resistência à abrasão, são menos brilhantes e têm, portanto, uma aparência menos sintética e mais próxima à lona.
Diferentemente do significado de Cordura da época em que a marca pertencia à Dupont, atualmente todos os tecidos feitos com fios de poliamida de alta tenacidade da InvistaTM são chamados de Cordura. Porém, o tecido original que consagrou a marca e até hoje é mundialmente reconhecido por ser o mais resistente à abrasão, é o produzido com o fio texturizado.

* den = unidade que representa o peso em gramas de 9000 m de fio, que a grosso modo determina a espessura do fio. Por exemplo, 9000 m de um fio de 500 den pesam 500g.

Resistência à Abrasão:
Cordura 1000 é:
20x mais resistente que o Algodão
10x mais resistente que a Lã
4x mais resistente que o Nylon 400
3x mais resistente que o Poliéster 600

Mundo outdoor - Cordura

Mundo outdoor - Cordura

Sem título2

Clique aqui e saiba mais: www.cordura.com

Tecnologia Vibram®

Mundo outdoor - Vibram

Solados de tecnologia italiana com massa de borracha e compostos especiais, atualmente é a mais renomada fabricante de solados do mundo, com mais de 60 anos de experiência e tradição.

Nos últimos anos, a Vibram® concentrou suas pesquisas em Design Biomecânico, com a colaboração da ETH University, de Zurique e dos milhares de clientes homologados no mundo.

Os solados aperfeiçoaram no controle de tração e na resistência do material para maior segurança. São solados flexíveis, aderentes, duráveis e com design biomecânico para melhorar a sensibilidade dos pés com o ambiente de uso.

Presente no dia a dia de corredores de montanha, trekkeiros, escaladores e em praticantes de esportes de montanha, o solado vibram é conhecido, e reconhecido, por fazer parte dos calçados e até mesmo se confunde com a história dos esportes.

A marca também é conhecida por ser a pioneira nos tênis modelos “FiveFingers” que incentivou o movimento “Barefoot running”.

Mundo outdoor - Vibram FiveFinghers
Calçados Vibram® FiveFinghers

Clique aqui e saiba mais: www.vibram.com

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Relato fotográfico: Travessia Morro da Igreja SC x Serra da Rocinha RS
Next reading
Do Sítio à Monte Claro – Uma Nova Travessia