O Parque Salto Ventoso é um point de escalada excepcional que atrai escaladores de todo o Brasil e do exterior. Sua beleza cênica não passou despercebida e já foi palco de produções cinematográficas importantes e que ajudaram a dar visibilidade à cultura da colonização italiana e ao Turismo em Farroupilha. O monumento natural do Salto Ventoso também é atrativo turístico, fonte de renda direta e indireta para os moradores, e uma grande sala de aula: Enfim, é um palco para o encontro plural da sociedade com sua natureza singular.

Agora o Parque Salto Ventoso está recebendo a atenção merecida do poder público municipal, que está implementando melhorias que possibilitam a plenitude e a harmonia das diferentes funções do Parque. Para nós montanhistas isso é muito bom, porque sabemos como a experiência com o mundo natural é fundamental para a proteção destas áreas.

Assim a Federação Gaúcha de Montanhismo realizará este evento em conjunto com a Prefeitura de Farroupilha, para que o projeto do Parque seja conhecido pela comunidade de montanha, e que possamos debater o uso público, oferecendo diretrizes, ao gestor, para organização do esporte no Salto Ventoso. Porém o evento não é só sobre o Parque e a escalada, Farroupilha oferece inúmeras outras áreas de imensa beleza cênica e com grande potencial para os esportes de natureza, para o cinema, para o turismo e para a economia local.

É o montanhismo gerando toda uma cultura, a Cultura de Montanha.

Veja como foi o primeiro dia do I Seminário de Gestão da Escalada!

cartaz-gestao-escalada

DSCN2560

DSCN2561

DSCN2578

DSCN2572

DSCN2581

DSCN2587

DSCN2594

DSCN2603

DSCN2604

DSCN2609

DSCN2612

DSCN2627

DSCN2636

DSCN2654

 

Informações: Federação Gaúcha de Montanhismo

Sem título

Edição e fotos: Luís H. Fritsch

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Aplicativos tradutores facilitam as viagens
Next reading
Viajar faz de você uma pessoa melhor