Gruta Fiorese – Nova Roma do Sul/RS – Brasil

Inaugurada em 1981, a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, é reconhecida e chamada pelo povo local por Gruta Fiorese. Esta identificação consta em todas as placas indicativas. O local apresenta beleza intacta, com uma vista privilegiada do Vale do Rio das Antas. Banhada por uma linda cachoeira de aproximadamente 50 metros de altura.

Gruta Fiorese

Gruta Fiorese

Gruta Fiorese

O local possui como infraestrutura pias e churrasqueiras.

Para as pessoas que  buscam paz e tranquilidade, ou até mesmo estejam de passagem, é uma ótima oportunidade de estar em contato com a natureza. Também é um bom lugar para se chegar pela manhã e fazer um churrasco. O local ainda conta com uma trilha que leva até a base da cachoeira, esta é de fácil acesso, mas é bom usar calçados apropriados, pois o terreno é íngreme e possui várias pedras soltas. A trilha começa ao lado esquerdo das churrasqueiras.

Para os aventureiros mais corajosos, tem a possibilidade de fazer Cascading/Canyoning (descidas de rapel junto a queda d’água), veja aqui a primeira descida na Gruta Fiorese com a empresa Schuster Adventures.

Assista o vídeo:

Além da descida na Gruta Fiorese apresentada no vídeo que você acabou de assistir,  existem outras três cascatas, onde também é possível praticar rapel. A maior delas necessita ser  dividida em três descidas de rapel, sendo  de 38 metros, 25 metros e 50 metros. As  demais possibilitam  dois rapel de mais ou menos 25 metros, cada um.

Como Chegar:

Seguindo pela RS – 448, sentido Farroupilha a Nova Roma do Sul, entrar a direita na Linha Castro Alves. Para identificar, ao lado da RS 448, você avistará algumas pipas de vinho, siga sempre na preferencial, seguindo uma estrada de asfalto, depois você verá uma placa indicando a Gruta Fiorese, dobre a esquerda e siga em uma estrada de terra, siga sempre na preferencial, você encontrará outra placa com o mesmo nome, siga reto, cerca de 500 metros você estará na Gruta Fiorese.

Para facilitar o entendimento, veja o mapa abaixo:

Coordenadas: 29°01’07.3 S + 51°21’54.6 W

mapa_gruta_fiorese_trs

Vale a pena conhecer outro lugar bem pertinho dali, a Cascata Salto Escondido, clique aqui e descubra!

Texto: Luís H. Fritsch

1 Comment

  • Edver Carraro,

    Lugar muito bacana! Bom poder aliar um churrasco de final de semana com esportes de aventura!

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Previous reading
    REVIEW – Barraca Lightwave T0 Trek
    Next reading
    Barraca MSR Hubba Hubba NX – Avaliação