Escalando a segunda maior árvore do mundo!

No Sequoia National Park, cerca de 2,133 metros acima do nível do mar, no sul da Sierra Nevada, possui uma árvore enorme com cerca de 3.200 anos. Seu tronco é vermelho oxidado, engrossado com camadas profundas da casca sulcada.

É a segunda maior árvore da terra, medindo 75 metros de altura, 8,2 metros de diâmetro em sua base e possuí mais de 2 bilhões de folhas do tipo agulha. Uma pesquisa recente realizada pelo cientista Steve Sillett da Universidade Estadual Humboldt e seus colegas confirmou que o Presidente, como é conhecida, ocupa o número dois entre todas as grandes árvores que já foram medidas.

Esta árvore é tão grande que dificilmente podemos olhar toda a sua magnitude. Ela tem um nome, o Presidente, concedida à cerca de 90 anos atrás por admiradores. É uma sequoia gigante, faz parte da espécie Giganteum Sequoiadendron, uma das poucas espécies sobreviventes ao tempo.

Esta espécie de árvores são tão antigas porque sobreviveram a todas as ameaças que poderia tê-las extinguido. Elas são fortes demais para serem derrubadas pelo vento. Seu cerno e cascas são infundidos com ácidos tânicos e outros produtos químicos que protegem contra a podridão fúngica. Sua casca grossa é resistente à chama.

Queimadas, de fato, são boas para as populações das sequoias, queimando concorrentes, permitindo assim que novas mudas de sequoia ganhem espaços entre a mata e recebam luz solar. Relâmpagos também podem atingi-las, mas geralmente não as matam. Então, elas envelhecem e vão ficando maiores através dos milênios.

Devido ao seu tamanho colossal, essa árvore jamais havia sido fotografada inteiramente até o momento. Uma equipe de fotógrafos da National Geographic Society trabalhou em conjunto com cientistas para tentar criar a primeira foto que mostra o Presidente em toda a sua glória.

Escalando a segunda maior árvore
Foto: National Geographic
Escalando a segunda maior árvore
Foto: National Geographic

Para fazer essa fotografia a equipe de Nick e Jim Campbell Spickler, um alpinista perito, arquitetou um plano. Para isso, formaram uma equipe de assistentes e alpinistas em conjunto com a equipe de Steve Sillett, dirigiram-se ao local em meados de fevereiro, quando os bancos de neve ao longo da estrada estavam baixos. Eles colocaram cordas sobre a árvore Presidente e sobre uma árvore próxima de altura semelhante, tudo isso para fazer a ascensão humana e para a colocação das câmeras. Eles esperaram através dos dias de céus azuis, condições lamacentas e nevoeiro até que o tempo mudou e a neve surgiu novamente. Então o momento era perfeito para captura da imagem.

Dentre as milhares de fotografias tiradas, eles selecionaram 126 e as colocaram unidas em sequência de modo que formassem este espetacular retrato da árvore Presidente.

Escalando a segunda maior árvore
Foto: National Geographic

Incrível, não é? Agora, dê uma olhada neste vídeo para ver como eles conseguiram esta façanha. Confira!

 Fonte: National Geographic

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
2ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Corrida de Aventura
Next reading
Jumbo Hostel, a nova opção de hospedagem