Dicas de viagem que ninguém revela!

Dicas de viagem que ninguém revela!

Viajar é umas das coisas mais antigas que conhecemos, desde os tempos dos primórdios o homem caminhava de um lado a outro para explorar, caçar, alimentar-se e conhecer mais sobre o mundo no qual vivia. Hoje ainda é assim, mas de certa forma um pouco diferente, pois hoje viajamos para descobrir novos pontos de vista, novos lugares, culturas e costumes diferentes ao do lugar onde vivemos.

Mas o quanto uma viagem pode custar? Isso depende, há muitas formas de realizar uma viagem, cada pessoa tem seu estilo próprio, uns gostam de pagar por tudo e relaxar, outros já preferem não gastar tanto assim e viajar mais longe.

Vou mostrar nesse post, algumas maneiras para fazer seu dinheiro render nas viagens que fizer, mostrando os principais custos e como poderá poupar seu dinheiro de uma maneira simples.

Uma das perguntas mais frequentes que a maioria das pessoa nos fazem é:

  • Como você consegue gastar tão pouco em suas viagens e ainda conhecer lugares incríveis?

Antes de responder a essa pergunta, vou explicar alguns pontos que acho importante em uma viagem, seja ela curta ou de longa duração, conforme a citação de alguns pontos importantes você entenderá como faço para gastar o menos possível.

Primeiramente, avalie muito bem o roteiro que pretende fazer, calcule as horas que passará dentro de um ônibus ou carro, isso facilitará na hora de encontrar um lugar bom para passar a noite, pois se você dispor de tempo, é só sair e procurar. Procure um lugar que se encaixe no seu orçamento. Outro ponto interessante, é definir o quanto você poderá gastar por dia com alimentação, passeios e hospedagem. Uma coisa é certa, quanto menos você gastar por dia mais dias poderá permanecer viajando e, caso esteja em viagem sem data de retorno é bom controlar muito bem seus gastos, valorize seu dinheiro, não gaste com coisas desnecessárias.

Na minha opinião existem duas coisas em uma viagem que são caras: uma é o custo dos transportes, seja com aviões, trens, ônibus, táxi ou carro, pois dependendo da região ou país que visitar, tais custos podem ser bem elevados; a outra, é o custo com hospedagem, assim o mais indicado é ficar em hostel’s, motel, albergues, pousadas e camping’s, pois os valores por diárias são inferiores se comparadas a um hotel.

Em minhas viagens eu sempre levo comigo uma barraca e itens para cozinhar. Geralmente procuro um lugar para acampar longe das cidades, uma dica que lhes dou é encontrar uma casa de família, aquelas fazendas afastadas da cidade, perguntar se podes passar a noite em sua propriedade, normalmente as pessoas atendem seu pedido, cobrando baixo valor apenas para o custo da energia elétrica. Muitas vezes a família inclusive convida para jantar ou almoçar com eles, aceite sempre! Isso fará você conhecer novas pessoas, culturas diferentes e você de fato irá poupar um bom dinheiro e poderá viajar ainda mais longe.

Sobre os lugares, converse com as pessoas locais, extraia delas o máximo de informações que conseguir, procure por atrativos que não sejam tão turísticos assim. Conheço uma frase que diz: “estradas asfaltadas, dificilmente levará a lugares incríveis”. De certa forma, pensar assim fará você explorar muito mais o destino que está a visitar. Contudo, sempre é bom fazer pesquisas na internet, para tal costumo usar muito o programa Google Maps, para definir rotas, caminhos e escolher os locais de passeio.

Já perceberam que com o passar dos anos o número de viajantes/mochileiros tem aumentado significativamente? Isso tem acontecido pelo simples fato que algumas pessoas já compreendem que viajar apenas com uma mochila pode ser bem mais barato do que outros tipos de viagem. Como citei logo a cima, os dois maiores gastos são com transporte e hospedagem, então quando se viaja apenas com uma mochila, ao invés de pegar um ônibus e ir a um determinado lugar, você pegará uma carona com alguém que está indo para aquela mesma direção e dessa maneira, vai diminuir em muito o custo de suas viagens  podendo gastar esse dinheiro com outras coisas, como por exemplo, um passeio diferente. Já comentei em outros posts aqui no blog, sobre a viabilidade de fazer trabalhos voluntários em troca de hospedagens e alimentação, isso renderá uma imersão enorme na cultura e nos costumes locais, sem contar com a grande quantidade de amizades que fará durante a etapa durante a viagem.

Existe uma infinidade de informações espalhadas pela internet, sites que ajudam você a organizar de maneira mais fácil sua viagem. Um exemplo é o site Rome2rio, uma página na internet que compara informações sobre transportes, hospedagens e passeios, veja algumas imagens abaixo:

Dicas de viagem que ninguém revela
Transportes
Dicas de viagem que ninguém revela
Hospedagens
Dicas de viagem que ninguém revela
Variação de preços de hospedagens
Dicas de viagem que ninguém revela
Lugares para visitar

O interessante desse site é que todos os ícones mostrados na tela, quando clicados, demonstram as informações sobre valores na própria página do local, caso esteja programando uma viagem para os Estados Unidos ou mesmo dentro do Brasil, o site Rome2rio, possibilita já agendar os lugares que você vai se hospedar, se divertir, mapeando toda sua viagem antes mesmo de você colocar o pé na estrada.

Anteriormente referi sobre poupar dinheiro usufruindo de caronas ao longo de sua viagem, atualmente existem aplicativos para celulares que procuram pessoas ao longo do caminho, umas vez que pegar carona em um país desconhecido pode ser perigoso, pois você não conhece ainda a pessoa com quem vai passar diversas horas andando de carro. Para a sua segurança com o referido programa você poderá visualizar o perfil da pessoa antes mesmo de agendar a carona.

Conheça o Tripda – Plataforma de Caronas

Dicas de viagem que ninguém revela

Agora que você já está por dentro dessas dicas, é hora de colocar a mochila nas costas, no carro, ônibus, avião ou onde quiser e ir desbravar esse mundão!!

TrekkingRS:

Comentários

Comentário(s)

2 Replies to “Dicas de viagem que ninguém revela!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *