Como lavar sua jaqueta de Gore-Tex®?

Lavar sua jaqueta de Gore-Tex® não causará estragos. Pelo contrário, lavá-la regularmente ajuda a manter o acabamento repelente a água (DWR) da parte externa do tecido, impedindo que a água seja absorvida pela membrana, evitando a sensação de umidade no corpo.

A grande maioria dos equipamentos contêm instruções de lavagem necessárias na etiqueta, localizada na parte interna da peça. Na maioria das jaquetas você encontrará a mesma costurada perto da cintura.

Cuidados ao lavar sua jaquetas:

Antes de lavar, tenha certeza que todos os zíperes estão fechados e os velcros ajustados.

Os detergentes/sabonetes líquidos podem deixar resíduos na jaqueta, podendo prejudicar o desempenho do DWR. É recomendado utilizar sabão em pó.

Você pode usar uma máquina de lavar-roupas normal, selecionar água fria e ciclo leve ou para roupas delicadas. De preferência, coloque para enxaguar duas vezes para ter certeza que não ficou nenhum resíduo na jaqueta.

Você pode secar na secadora com a menor temperatura possível e, se achar necessário, use um ferro desligado e frio para alisar a superfície externa.

Nunca use água sanitária e amaciantes, lave a seco ou guarde molhado.

lavar sua jaqueta
Foto: The North Face

Como devo lavar minha jaqueta de pluma de ganso?

A limpeza periódica de sua jaqueta de plumas é essencial para manter o volume das plumas e assegurar maior vida útil do produto.

É possível lavar seus próprios itens, entretanto recomendamos que você procure serviços profissionais especializados para realizar a limpeza de sua jaqueta e/ou saco de dormir.

Caso resolva encarar e lavar na mão, saiba que é mais trabalhoso – principalmente para quem mora no Brasil – e vai tomar um bom tempo. Três procedimentos não podem ser negligenciados:

Procedimentos:

– Use sabão em pó neutro (em outros países é possível achar um sabão específico para lavar esse tipo de material como o Nikwax);

– Não use máquinas de lavar que não sejam de carregamento frontal, aquelas quase inexistentes no Brasil. As máquinas com eixo de rotação vertical podem detonar sua jaqueta. Repetir o enxágue é bom para tirar os últimos resíduos de sabão;

– Tome muito cuidado na hora de secar. Não se pode ter pressa nessa etapa. O secador tem que estar no modo “baixo”. Após este procedimento, coloque num local quente e seco, fora dos raios solares, para eliminar os últimos focos de umidade;

Não é recomendada a lavagem a seco. Ela pode achatar a sua jaqueta.

lavar sua jaqueta
Foto: The North Face

1 Comment

  • Vanessa,

    Por favor me ajude, acabei de tirar da máquina de lavar por tombamento a jaqueta de pluma de ganso do meu marido, ela era enorme super fofa, virou uma “corta vento”.
    Me ajudemmmmmm o que devo fazer ?
    Não coloquei pra secar pq achei que estragaria

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Previous reading
    Hospedagem mais acessível!
    Next reading
    Os picos mais altos do Brasil