Nesse último fim de semana fui conhecer a Cascata Santa Bárbara, um lugar ainda desconhecido pela maioria das pessoas.

A cascata está localizada na cidade de Caxias do Sul/RS, mais precisamente no bairro Ana Rech, estando distante aproximadamente 18,5 quilômetros do centro da cidade.

A cascata tem aproximadamente 40 metros de altura, leva esse nome pois no alto de sua queda podemos ver uma estátua da Santa Bárbara.

Trilha até a base da Cascata Santa Bárbara

A trilha que leva até a base desta cascata possui aproximadamente 200 metros, é um caminho fácil para quem está acostumado a percorrer trilhas, no entanto a trilha é um tanto lisa e possui inúmeras pedras soltas, é necessário descer com cautela para não escorregar.

Trilha Cascata Santa Bárbara
Foto: Luís H. Fritsch

Recomendamos você sempre percorrer trilhas com um calçado confortável, estável e apropriado para trilhas, acesse nossa loja (link)  e veja os modelos! 

Na base da Cascata Santa Bárbara temos uma linda visão, isso porque há uma pequena ilha de pedras, sendo um ótimo lugar ótimo para fazer fotos.

Cascata Santa Bárbara
Foto: Luís H. Fritsch

Ainda na parte de baixo da cascata a uma pequena área com sombra no lado esquerdo da queda de água, ali é possível fazer um churrasco em família, acampar selvagem  ou apenas fazer um lanche de trilha.

Como chegar

Se você está em Caxias do Sul/RS, siga em sentido litoral via RS 453 – Rota do Sol, você passará pelo Barlavento/Rio do Vento Hidroponia e na próxima rótula entre à esquerda na Estrada Municipal Jacob Basso, essa estrada é asfaltada até certo ponto, depois vira estrada de terra.

Do Barlavento até a Cascata Santa Bárbara você percorre a distância de 7,3 km, o Google Maps mostra o caminho até a parte de cima da queda, caso você queira percorrer a trilha que leva até a sua base, entre em contato com a gente via Instagram.

Review da Cascata Santa Bárbara

  • Cidade: Caxias do Sul/RS
  • Coordenadas Geográficas: -29.074121, -51.070754
  • Distância do centro: 18,5 km
  • Local público: Entrada Free
  • Trilha nível fácil
  • Local ideal para ensaios fotográficos
  • Área de acampamento: Máximo 3 barracas
  • Qualidade da água: Poluída
  • Não recomendamos tomar banho 

Veja outras opções de trilhas em cachoeiras na cidade de Caxias do Sul e Região! 

Se você gostou dessa dica de destino, deixe um comentário logo abaixo, não esqueça de compartilhar com seus amigos e nos seguir nas redes sociais via Instagram e Facebook.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
2ª Etapa do Circuito Trilhas & Montanhas 2020 – Ninho das Águias!
Next reading
Passo do S