A Cascata da Usina Velha está localizada a cerca de seis quilômetros do centro da cidade Veranópolis/RS, conhecida como a Terra da Longevidade, Veranópolis é uma cidade pacata de aproximadamente trinta mil habitantes, possui uma forte influencia alemã e italiana na sua característica cultural.

O local é composto por duas pequenas cascatas, uma ao lado da outra, com aproximadamente seis metros de altura, no local também é possível contemplar a primeira usina de geração de energia elétrica no interior do estado do Rio Grande do Sul – Brasil, está por sua vez se encontra em ruínas. No dia 25 de Julho de 1912 é inaugurado serviço de luz elétrica da vila Alfredo Chaves. Foram 108 lâmpadas, com um total de 8.400 velas, que iluminaram as principais ruas e praças da vila de Alfredo Chaves.

Cascata da Usina

Cascata da Usina

Por ser um atrativo de fácil acesso, a inúmeras pessoas que visitam o local, é possível também usar o local para fazer books fotográficos e para aquelas pessoas assim como eu, praticar fotografias de longa exposição, pois o contraste com as cascatas dão um ar cinematográfico para as imagens capturadas.

Para chegar até as quedas de água, o percurso é dado por uma estrada de pedra, bem sinalizada em meio a uma linda paisagem natural, completamente exuberante. Do local de estacionamento até as cascatas é necessário andar apenas 150 metros.

A única coisa que não gostei neste lugar é a estrada de acesso, está é de terra, bem conservada por sinal, mas existe um declive acentuado gigante, não recomendo visitar em dias de chuva ou com ônibus e micro-ônibus, pois não existe espaço físico para manobrar.

A Cascata da Usina Velha é um grande atrativo turístico da cidade de Veranópolis/RS – Brasil, este é publico, quem mantem a organização do local é a prefeitura da cidade.

Cascata da Usina

Ficou curioso, então bora conhecer as muitas belezas naturais da nossa Serra Gaúcha!

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha
Next reading
Desafio HardCross edição 2017 será em Nova Pádua/RS