Camping selvagem

Camping selvagem 

Já imaginou, alguma vez na vida, acampar em lugares paradisíacos e sem nenhuma estrutura? Estes locais são conhecidos como camping’s selvagens.

O que chama mais a atenção nestes lugares é a tranquilidade aliada com a pura sensação de liberdade. Liberdade de poder dormir e acordar, abrir a porta da barraca e sentir a brisa fria da manhã, olhar no horizonte e perceber a beleza do mundo que nos cerca sem a intromissão de carros, sons de buzina e ou barulho de pessoas conversando.

Camping’s selvagens existem e não são tão difíceis assim de encontrar, estão por toda parte. Para usufruir de locais assim é preciso analisar alguns aspectos e não infringir as leis. Há lugares que podem ser propriedade privada ou área de preservação. Contudo, nada impede que você aventureiro, converse com os proprietários e ou diretores/responsáveis pelo local, para poder ter permissão para acesso a tais locais.

Certifique-se da sua capacidade de encarar tamanho desafio, pois camping’s selvagens devem ser usados por pessoas com um certo grau de experiência. Caso você deseje acampar em lugares assim e não possui conhecimento sobre esse tipo de acampamento, leve com você uma pessoa que tenha bastante vivências em situações dessa natureza,  e o mais importante,  jamais acampe ou faça atividades ao ar-livre sozinho.

Em acampamentos deste tipo, o aventureiro deve estar munido de todos os equipamentos necessários, pois como disse anteriormente, não existe infra-estrutura nestes locais. Abaixo, listei, em ordem de prioridade, alguns itens essenciais para ter na mochila para situações assim.

O que levar:

  • Água
  • Filtro purificador/Pastilhas de cloro
  • Alimentos
  • Anzóis e linha para pesca
  • Kit básico de Primeiros Socorros
  • Bussola
  • Faca/Canivete
  • Pederneira/Isqueiro/Fósforos
  • Fogareiro
  • Panelas/Pratos/Talheres
  • Capa de chuva/Cobertor de emergência
  • Lanterna com pilhas reservas
  • Corda com aproximadamente 20 metros
  • Barraca/Rede/Isolante térmico/Saco de dormir
  • Roupas leves/Roupas para frio

Estes itens são os que entendemos ser importantes para algumas situações de emergência, uma vez que em lugares assim é extremamente fácil se desorientar, pois geralmente são locais afastados da civilização e não existem hospitais por perto.

Acreditamos sempre, que levar itens variados e saber utiliza-los, é o que fará a diferença em situações adversas.

Veja alguns locais que podem ser usados para praticar “camping selvagem”

  • Praia do Rosa Sul/SC – Brasil

A Praia do Rosa está entre os destinos mais belos do planeta, um verdadeiro paraíso natural. Descoberta nos anos 70, ela oferece a mesma tranquilidade de outras épocas, mas agora com uma sólida estrutura turística, com pousadas, bares e restaurantes; além das diversas opções de aventura, como trilhas, cavalgadas, salto de paraquedas e esportes aquáticos.

  • Morro do Tigre/RS – Brasil

O Morro do Tigre, ou Pata da Onça, é um lugar pouco conhecido na serra gaúcha. Está localizado à 5 quilômetros do centro da pequena cidade de Alto Feliz – RS.
O local é um morro com aproximadamente 700 metros a cima do nível do mar, de onde é possível avistar ao longe cidades como Porto Alegre (Capital do RS), Bom Principio, São Sebastião do Caí e  também é possível avistar o Morro da Canastra(localizado na cidade de São Vendelino).
O topo da montanha é coberto por pedras e algumas árvores. É uma boa escolha para quem quer  admirar o pôr do sol ou acampar.

  • Morro da Canastra/RS – Brasil

Localizado na RS – 122, entre as cidades de São Vendelino e Farroupilha, local pouco explorado, do alto é possível avistar a plataforma de vôo livre, conhecida também como Morro do Diabo e outras cidades ao longe, tais como: São Vendelino, Bom Princípio e a capital Porto alegre.

  • Cambará do Sul/RS – Brasil

A 980 metros de altitude, Cambará do Sul destaca-se por seu valioso tesouro nacional formado pelos cânions. A cidade foi cenário de produções artísticas como as novelas da Rede Globo Esplendor e Chocolate com Pimenta, a minissérie A Casa das Sete Mulheres e o filme Anahy de las Misiones.

Cambará do Sul localiza-se na região nordeste do Rio Grande do Sul. Faz divisa com as cidades gaúchas São José dos Ausentes, Jaquirana,São Francisco de Paula e a cidade catarinense de Praia Grande. A origem do nome da cidade é tupi-guarani, e significa “folha de casca rugosa”, consiste no nome de uma árvore típica da região. É possível encontrar uma árvore destas na praça central da cidade, é popularmente conhecida pelos seus poderes medicinais.

  • Lagoinha do Leste/SC – Brasil

Os turistas a consideram a mais bonita da Ilha de Florianópolis. Os moradores do Sul da Ilha garantem que ela é a mais misteriosa de Florianópolis. Os ecologistas a defendem como se fosse a última praia do mundo. Seja qual for a opinião sobre a Lagoinha do Leste, ela é única. A praia ainda preserva as características de quando os primeiros imigrantes aportaram nestas terras. A Lagoinha, como é carinhosamente chamada pelos ilhéus, impressiona seus visitantes com sua beleza, seu ar selvagem e seus mistérios.

Pelas descrições feitas acima e pelas lindas fotos convoque seus amigos e vá trilhar novos caminhos, explorar novos destinos, sentir a energia,  a tranquilidade e a paz que só um acampamento selvagem pode oferecer!

Texto: Luís H. Fritsch
TrekkingRS:

Comentários

Comentário(s)

17 Replies to “Camping selvagem”

  1. Ooii
    Tô pensando em acampar nas minhas férias agora fim do ano. Mas só poderia por uns 2 ou 3 dias (infelizmente)
    Moro em POA, e quero muito um lugar que não precise pagar pra ficar. Queria ficar no “mato” mesmo kkkk
    Alguma sugestão? Ah, não temos carro :/
    Algum lugar barato que de pra ir de trilha até o destino?
    Valeu

     
     
    Summary
      1. Já fiz esta travessia e é demais!!!! caminhada tranquila sem risco de se perder, muitos riachos no caminhos para conseguir água (deve purificar antes de beber). Pode acampar tranquilamente no caminho. Não encontrei ninguém fazendo a travessia. Encontrei pessoas apenas no viaduto 13 que é um local que as pessoas vão de carro para conhecer. Show a página! Valeu as dicas!

         
         
        Summary
  2. Olá, gostaria de saber se existe alguma legislação que possa “complicar” um acampamento selvagem.
    Eu e uns amigos planejamos acampar nas margens de um arroio próximo a nossa cidade e trilhar o caminho até a nascente, gostaria de saber se há algum problema legal envolvido.

     
     
    Summary
    1. Olá Lucas, obrigado pelo contato!
      Rios, cascatas e praias são públicas, mas as terras aos seus arredores talvez tenham proprietários. É sempre bom conversar com os donos dessas terras, em algumas cidades litorâneas existem leis municipais que limitam acampamentos a beira mar. Você pode ir na prefeitura da cidade e conversar para não haver problemas!

       
       
      Summary
  3. Olá, pretendo fazer um camping selvagem e queria saber se existe algum lugar bom próximo à cidade de General Câmara, ou o mais próximo que existir pela região, alguma sugestão????

     
     
    Summary
    1. Bom dia, obrigado pelo contato!
      A sugestão é acampar na estação, mas ao longo do caminho possui um camping conhecido como Camping da Cachoeirinha, fica ao lado do rio.

       
       
      Summary
  4. Olá, Boa noite. Tô querendo acampar nas férias e gostaria de saber se existe algum camping selvagem próximo a São José dos Campos?

     
     
    Summary
    1. Baixe em seu celular o aplicativo ioverlander. Nele há várias informações sobre campings, inclusive selvagens, fronteiras, atrações turísticas. Todas as informações são alimentadas pelos usuários do aplicativo.

       
       
      Summary
    1. Olá Diogo, a dica é ir para São João dos Ausentes/RS, na região dos cânions, mas não esqueça de pedir autorização para os fazendeiros locais!

       
       
      Summary
  5. Boa tarde
    No Morro do Tigre sabe se há algum rio nas proximidades ou acesso à água? Caso contrário torna inviável acampar por mais de um dia.

     
     
    Summary

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *