Camping selvagem 

Já imaginou, alguma vez na vida, acampar em lugares paradisíacos e sem nenhuma estrutura? Estes locais são conhecidos como camping’s selvagens.

O que chama mais a atenção nestes lugares é a tranquilidade aliada com a pura sensação de liberdade. Liberdade de poder dormir e acordar, abrir a porta da barraca e sentir a brisa fria da manhã, olhar no horizonte e perceber a beleza do mundo que nos cerca sem a intromissão de carros, sons de buzina e ou barulho de pessoas conversando.

Camping’s selvagens existem e não são tão difíceis assim de encontrar, estão por toda parte. Para usufruir de locais assim é preciso analisar alguns aspectos e não infringir as leis. Há lugares que podem ser propriedade privada ou área de preservação. Contudo, nada impede que você aventureiro, converse com os proprietários e ou diretores/responsáveis pelo local, para poder ter permissão para acesso a tais locais.

Certifique-se da sua capacidade de encarar tamanho desafio, pois camping’s selvagens devem ser usados por pessoas com um certo grau de experiência. Caso você deseje acampar em lugares assim e não possui conhecimento sobre esse tipo de acampamento, leve com você uma pessoa que tenha bastante vivências em situações dessa natureza,  e o mais importante,  jamais acampe ou faça atividades ao ar-livre sozinho.

Em acampamentos deste tipo, o aventureiro deve estar munido de todos os equipamentos necessários, pois como disse anteriormente, não existe infra-estrutura nestes locais. Abaixo, listei, em ordem de prioridade, alguns itens essenciais para ter na mochila para situações assim.

O que levar:

  • Água
  • Filtro purificador/Pastilhas de cloro
  • Alimentos
  • Anzóis e linha para pesca
  • Kit básico de Primeiros Socorros
  • Bussola
  • Faca/Canivete
  • Pederneira/Isqueiro/Fósforos
  • Fogareiro
  • Panelas/Pratos/Talheres
  • Capa de chuva/Cobertor de emergência
  • Lanterna com pilhas reservas
  • Corda com aproximadamente 20 metros
  • Barraca/Rede/Isolante térmico/Saco de dormir
  • Roupas leves/Roupas para frio

Estes itens são os que entendemos ser importantes para algumas situações de emergência, uma vez que em lugares assim é extremamente fácil se desorientar, pois geralmente são locais afastados da civilização e não existem hospitais por perto.

Acreditamos sempre, que levar itens variados e saber utiliza-los, é o que fará a diferença em situações adversas.

Veja alguns locais que podem ser usados para praticar “camping selvagem”

  • Praia do Rosa Sul/SC – Brasil

A Praia do Rosa está entre os destinos mais belos do planeta, um verdadeiro paraíso natural. Descoberta nos anos 70, ela oferece a mesma tranquilidade de outras épocas, mas agora com uma sólida estrutura turística, com pousadas, bares e restaurantes; além das diversas opções de aventura, como trilhas, cavalgadas, salto de paraquedas e esportes aquáticos.

[FinalTilesGallery id=’6′]

  • Morro do Tigre/RS – Brasil

O Morro do Tigre, ou Pata da Onça, é um lugar pouco conhecido na serra gaúcha. Está localizado à 5 quilômetros do centro da pequena cidade de Alto Feliz – RS.
O local é um morro com aproximadamente 700 metros a cima do nível do mar, de onde é possível avistar ao longe cidades como Porto Alegre (Capital do RS), Bom Principio, São Sebastião do Caí e  também é possível avistar o Morro da Canastra(localizado na cidade de São Vendelino).
O topo da montanha é coberto por pedras e algumas árvores. É uma boa escolha para quem quer  admirar o pôr do sol ou acampar.

[FinalTilesGallery id=’7′]

  • Morro da Canastra/RS – Brasil

Localizado na RS – 122, entre as cidades de São Vendelino e Farroupilha, local pouco explorado, do alto é possível avistar a plataforma de vôo livre, conhecida também como Morro do Diabo e outras cidades ao longe, tais como: São Vendelino, Bom Princípio e a capital Porto alegre.

[FinalTilesGallery id=’8′]

  • Cambará do Sul/RS – Brasil

A 980 metros de altitude, Cambará do Sul destaca-se por seu valioso tesouro nacional formado pelos cânions. A cidade foi cenário de produções artísticas como as novelas da Rede Globo Esplendor e Chocolate com Pimenta, a minissérie A Casa das Sete Mulheres e o filme Anahy de las Misiones.

Cambará do Sul localiza-se na região nordeste do Rio Grande do Sul. Faz divisa com as cidades gaúchas São José dos Ausentes, Jaquirana,São Francisco de Paula e a cidade catarinense de Praia Grande. A origem do nome da cidade é tupi-guarani, e significa “folha de casca rugosa”, consiste no nome de uma árvore típica da região. É possível encontrar uma árvore destas na praça central da cidade, é popularmente conhecida pelos seus poderes medicinais.

[FinalTilesGallery id=’11’]

  • Lagoinha do Leste/SC – Brasil

Os turistas a consideram a mais bonita da Ilha de Florianópolis. Os moradores do Sul da Ilha garantem que ela é a mais misteriosa de Florianópolis. Os ecologistas a defendem como se fosse a última praia do mundo. Seja qual for a opinião sobre a Lagoinha do Leste, ela é única. A praia ainda preserva as características de quando os primeiros imigrantes aportaram nestas terras. A Lagoinha, como é carinhosamente chamada pelos ilhéus, impressiona seus visitantes com sua beleza, seu ar selvagem e seus mistérios.

[FinalTilesGallery id=’9′]

Pelas descrições feitas acima e pelas lindas fotos convoque seus amigos e vá trilhar novos caminhos, explorar novos destinos, sentir a energia,  a tranquilidade e a paz que só um acampamento selvagem pode oferecer!

Texto: Luís H. Fritsch

26 Comments

  • Igor,

    Por acaso vocês teriam dicas de lugares para praticar camping selvagem perto de lagos banháveis? Muito obrigado

    • Luis H. Fritsch,

      Obrigado pelo contato!
      Ainda não temos estes dados. Abraço!

  • Samantha Quadros,

    Ooii
    Tô pensando em acampar nas minhas férias agora fim do ano. Mas só poderia por uns 2 ou 3 dias (infelizmente)
    Moro em POA, e quero muito um lugar que não precise pagar pra ficar. Queria ficar no “mato” mesmo kkkk
    Alguma sugestão? Ah, não temos carro :/
    Algum lugar barato que de pra ir de trilha até o destino?
    Valeu

    • Luis H. Fritsch,

      Olá, obrigado pelo contato!
      Uma boa dica é fazer a travessia da Ferrovia do Trigo/RS – Brasil, nas cidades de Guaporé, Vespasiano Correa e Muçum, são 57 km de caminhada sobre os trilhos e você pode acampar pelo caminho, no caso ao lado da linha férrea!
      Segue link abaixo:
      http://www.trekkingrs.com/ferrovia-do-trigo-e-seus-encantos/

      • Igor,

        Já fiz esta travessia e é demais!!!! caminhada tranquila sem risco de se perder, muitos riachos no caminhos para conseguir água (deve purificar antes de beber). Pode acampar tranquilamente no caminho. Não encontrei ninguém fazendo a travessia. Encontrei pessoas apenas no viaduto 13 que é um local que as pessoas vão de carro para conhecer. Show a página! Valeu as dicas!

  • Lucas Pinto,

    Olá, gostaria de saber se existe alguma legislação que possa “complicar” um acampamento selvagem.
    Eu e uns amigos planejamos acampar nas margens de um arroio próximo a nossa cidade e trilhar o caminho até a nascente, gostaria de saber se há algum problema legal envolvido.

    • Luis H. Fritsch,

      Olá Lucas, obrigado pelo contato!
      Rios, cascatas e praias são públicas, mas as terras aos seus arredores talvez tenham proprietários. É sempre bom conversar com os donos dessas terras, em algumas cidades litorâneas existem leis municipais que limitam acampamentos a beira mar. Você pode ir na prefeitura da cidade e conversar para não haver problemas!

  • Yaankov Mendonça,

    Olá, pretendo fazer um camping selvagem e queria saber se existe algum lugar bom próximo à cidade de General Câmara, ou o mais próximo que existir pela região, alguma sugestão????

    • Luis H. Fritsch,

      Bom dia, obrigado pelo contato!
      A sugestão é acampar na estação, mas ao longo do caminho possui um camping conhecido como Camping da Cachoeirinha, fica ao lado do rio.

  • Yasmin Macagnan,

    Olá, Boa noite. Tô querendo acampar nas férias e gostaria de saber se existe algum camping selvagem próximo a São José dos Campos?

    • Luis H. Fritsch,

      Olá Yasmin, não temos esse informação, desculpe!

    • Fernanda Viana,

      Baixe em seu celular o aplicativo ioverlander. Nele há várias informações sobre campings, inclusive selvagens, fronteiras, atrações turísticas. Todas as informações são alimentadas pelos usuários do aplicativo.

  • Diogo Oliveira,

    Olá, alguma dica sobre lugares selvagens para acampar na região norte do Rio grande do sul? Valeeu

    • Luis H. Fritsch,

      Olá Diogo, a dica é ir para São João dos Ausentes/RS, na região dos cânions, mas não esqueça de pedir autorização para os fazendeiros locais!

  • Diogo Oliveira,

    Obrigado pela dica ✌

  • Fernanda Viana,

    Boa tarde
    No Morro do Tigre sabe se há algum rio nas proximidades ou acesso à água? Caso contrário torna inviável acampar por mais de um dia.

    • Luis H. Fritsch,

      Não há nenhuma fonte de água por perto!

  • Mi Barbosa,

    Olá. Gostaria de sugestões de lugares no RS para fazer trilhas e camping selvagem.
    Obrigada!

    • Luis H. Fritsch,

      Olá Mileidi, respondido via e-mail!

  • João Luiz Guarneri,

    Olá amigos. Parabéns pelo site e pelas informações. Preciso de ajuda para organizar um roteiro de 4 dias de trekking pelos cânions da região de São José dos Ausentes. Pensei em começar no Canion Boa Vista e seguir ao norte em direção ao Canion Monte Negro e ao pico de mesmo nome. Esse percurso deve levar uns 4 dias imagino. (alguém pode confirmar?). Pretendo acampar no percurso, mas preciso confirmar se o acampamento selvagem é permitido nessas áreas.. alguém sabe?
    Agora uma questão logística: considerando que eu parto do Canion Boa vista e termino uns 40 a 50 km distante.. como faço para buscar meu carro na pousada? Existe algum serviço que posso contratar na região para me resgatar no final do trekking para transporte de volta à pousada? Existe acesso de carro do final da minha trilha, no Canion Monte Negro?

    • Luis H. Fritsch,

      Respondido via e-mail.

  • Jonathan,

    Pessoal, tenho a mesma dúvida do João, é possível fazer um acampamento selvagem no cânion Monte Negro? No caso eu iria de carro até próximo ao cânion e por lá acamparia.

    • Luis H. Fritsch,

      Pelo que sabemos é proibido pelo proprietário!

  • Lucas Cardozo Ferreira,

    Acampei dia 17/07/18 no Morro do Tigre em Alto Feliz. O primeiro dia foi ótimo, ensolarado, paisagens lindas, mas a noite começou uma ventania, com o barulho e a barraca torcendo foi difícil dormir. Então tem que ir preparado.

  • Mike,

    Olá amigo. Poderia compartilhar mais dicas de camping selvagem na ilha de Florianópolis. Agradece

    • Luis H. Fritsch,

      Não temos informações sobre acampamentos na ilha, assim que conseguir publicamos!

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Previous reading
    Dicas de viagem que ninguém revela!
    Next reading
    Trilha Cânion da Pedra/SC – Brasil