Cachoeira dos Bugres

A Cachoeira dos Bugres está localizada na cidade de Alto Feliz/RS – Brasil, a cerca de 5 quilômetros do centro da cidade. A estrada de acesso à cachoeira é a mesma que leva ao Morro Gaúcho, não há placas que indicam a cachoeira, mas se seguir em direção ao Morro Gaúcho se chegará a uma encruzilhada, à direita se vai ao Morro dos Coqueiros, e à esquerda ao Morro Gaúcho. Seguindo essa estrada em sentido norte, andando uns 2 quilômetros, se chegará a uma curva fechada à direita, ali se entra e segue até chegar em uma enorme plantação. Neste local não há estacionamento, então tem que deixar os veículos ao lado da estrada (estrada que leva a uma residência).

Cachoeira dos Bugres
Encruzilhada, à direita se vai ao Morro dos Coqueiros, e à esquerda ao Morro Gaúcho.
Cachoeira dos Bugres
Enorme plantação, (estrada que leva a uma residência).

A trilha é de fácil acesso, até a cachoeira são aproximadamente 500 metros. A trilha começa ao lado esquerdo da plantação junto ao mato, ao chegar ao fim da plantação começa uma trilha em meio à mata nativa, a trilha em si não é difícil, mas há alguns pontos que são escorregadios e possui obstáculos para transpassar como: pedras e algumas árvores caídas, em virtude dos fortes ventos da região. Seguindo a trilha se chega a uma bifurcação sendo que a trilha da esquerda leva à crista da cachoeira, a vista é muito bonita, é possível enxergar os vales da região, a segunda trilha leva a uma gruta, onde é possível ver a queda d’água, um lugar muito interessante. Para descer até o pé da cachoeira, tem que sair da gruta, pegando uma trilha à direita, essa parte é um pouco mais complicada, pois o chão é escorregadio e a trilha passa ao lado de um desfiladeiro, então é necessário estar bem atento, para não se segurar em galhos podres ou pisar em pedras soltas.

Cachoeira dos Bugres
Começo da trilha
Crista da Cacheira dos Bugres
Cachoeira dos Bugres
Gruta da Cachoeira dos Bugres
Cachoeira dos Bugres
Vista da gruta

Ao chegar ao pé da cachoeira a vista é sensacional, a cachoeira possui aproximadamente 30 metros de altura, em dias de calor é possível se refrescar nas as águas da cachoeira. A cachoeira está localizada em meio à mata nativa, um lugar que tem uma beleza impressionante, livre de poluição.

Cachoeira dos Bugres
Cachoeira dos Bugres

Na cidade de Alto Feliz/RS, ainda é possível desbravar o Morro do Tigre, dali é possível assistir um pôr do sol magnifico, confira!

TrekkingRS:

Comentários

Comentário(s)

2 Replies to “Cachoeira dos Bugres”

  1. pessoal, fui hoje lá e seguindo as orientações do site não conseguimos chegar, portanto vou deixar aqui outra coordenada:
    – chegando na caixa d’agua pegue a esquerda (1ª foto);
    – siga por 1800m até encontrar uma curva à direita em forma de cotovelo, entre nessa rua;
    – siga por 800m e estacione o carro, na roça siga costeando o mato até entrar na trilha de acesso à cachoeira.

     
     
    Summary

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *