Blusa X-Power® Zip Preta SOLO

Hoje irei apresentar a vocês leitores, a blusa X-Power Zip da marca Solo, testei toda a sua funcionalidade e capacidade de isolamento térmico em pleno inverno na cidade de Urubici/SC, lembrando que esta é uma das cidades mais frias do Brasil. Há alguns anos, o local registrou a temperatura mais baixa do território Brasileiro, -17° graus no inverno.

Essa blusa faz parte da primeira parte do sistema de camadas, conhecida como Base Layer ou segunda pele. É uma blusa térmica usada em clima muito frio, onde o aventureiro pratica muitas atividades e movimentos. A primeira função é manter o calor gerado pelo corpo, a segunda função é retirar o suor gerado pelos movimentos, mantendo assim toda a capacidade de isolamento.

O tecido Polartec® Power Stretch® Pro ™ é composto por duas camadas: uma interna, que elimina o suor, e outra externa, que barra o vento. Juntas, garantem extrema retenção do calor produzido pelo seu corpo.

Tecidos e tecnologias:

Tecido Polartec®

Blusa X - Polartec

Conhecidos por ser a primeira camada de isolamento entre entusiastas de atividades externas durante duas décadas, os tecidos Polartec® estão disponíveis em uma variedade de texturas e volumes, pensados especialmente para melhorar sua performance em uma grande diversidade de lugares e ambientes.

Também chamado de CCF, “Climate Control Fabrics”, o principal atributo do Polartec é manter o corpo seco e aquecido, propiciando conforto em qualquer situação. A alta capacidade de exportar o suor aliada à resistência a penetração de água, evita que o corpo fique úmido e sofra com o frio e uma eventual hipotermia. Por isso é considerado mais que uma vestimenta, um equipamento de termo-regulação.

Polartec® Poder Stretch® Pro ™

Blusa X - Polartec® Poder Stretch® Pro ™

O tecido é elástico possuindo propriedades de resistência confiáveis para recuperar de forma consistente a sua forma original mesmo após  ser empurrado e puxado durante a atividade, ao contrário de outros tecidos elásticos, que dependendo da estrutura  quando for esticado demais, torna-se permanentemente danificado e perde a capacidade de recuperar suas qualidades de forma e de desempenho originais.

É por isso que Polartec® Power Stretch® Pro ™ é projetada com maior capacidade de resistência à tração como um elemento chave de sua construção. O tecido tem a função de uso junto a pele, assim mantém você quente e seco. Através dos pontos de contato que se difundem e evaporam a umidade gerada pelo corpo o vapor é direcionado para as camadas externas.

Como funciona:

Polartec® Power Stretch® Pro ™ tem a capacidade de retenção do calor sem restringir o movimento e agilidade durante as atividades. A superfície exterior tem um revestimento de baixa fricção para reduzir a irritação quando usado com outros tecidos o que aumenta a resistência total à abrasão. Esta camada conhecida como segunda pele ou base layer, fica seca, respirável e confortável, transferindo continuamente vapor de água para fora.

Proteção solar:

proteção solar

O Fator de Proteção Solar, ou simplesmente FPS, é a medida de quanta luz ultravioleta pode ser bloqueada com determinada substância, ou seja representa quanto tempo a  a pele fica protegida. Já a nomenclatura UVA e UVB são as denominações de dois espectros (comprimento de onda longo e curto, respectivamente) da luz ultravioleta, presente na luz solar e responsáveis pelo bronzeamento, queimaduras ou até o surgimento de câncer de pele em seres humanos.

Sendo assim a marca Solo fez testes pela Agência Australiana de Segurança Nuclear e Proteção Contra a Radiação (Arpansa) e constatou que: o FPS 20 bloqueia 93%, FPS 30 bloqueia 96% e FPS 50 bloqueia 97% dos raios ultravioleta. Por isso, o modelo de blusa X-Power® Zip possui Fator de Proteção Solar FPS 50.

proteção solar2

Detalhes e curiosidades:

Toda a construção da blusa X-Power® Zip foi pensada para o usuário usufruir de todo o isolamento possível, o sistema de costuras são especiais do tipo (flat seam), evitando assim dobras de arremate e diminuindo o atrito da peça com a pele.

Blusa X

Um detalhe interessante, o símbolo da marca Solo e a escrita X-Power na parte de baixo na linha da cintura, são reflexivos, isso ajuda muito no quesito segurança, caso você estiver caminhando a noite, juntamente a um grupo de pessoas.

Em todas as roupas da marca, são usados zíperes da marca YKK, pois são ultra-leves, fácil manuseio, não emperram durante a abertura e fechamento e não quebram, pois são construídos com material metálico. Um detalhe interessante junto ao zíper é uma fita presa junto ao zíper com a função de ajudar no manuseio com luvas.

Blusa X

Na parte final do fechamento do zíper, podemos ver uma pequena proteção interna, que impede que o zíper toque a pele quando está completamente fechado. Veja na foto a baixo:

Blusa X

Testes:

Testei a Blusa X-Power® Zip Preta SOLO em condições com vento e muita umidade relativa do ar, juntamente com frio. Durante os 4 dias de testes, ela se mostrou boa nos quesitos de isolamento de calor e evaporação do suor gerado pelo corpo. Entretanto, no quesito de barrar o vento achei que poderia ser melhor, pois com algumas rajadas e eu necessitei colocar um casaco corta vento sobre a mesma.

Outra coisa que notei, mesmo ela estando um pouco molhada em razão de chuva passageira durante as trilhas o tecido controla a temperatura corporal mantendo o calor.

Usei a a Blusa X-Power® Zip por inúmeros dias interruptos, principalmente a noite para dormir e durante o dia em todas as trilhas que fiz, foram cerca de 60 quilômetros nos quatro dias. Acredito que um ponto forte dessa blusa é o fato de não gerar mau odor, ela se manteve igual, com o mesmo cheiro de como estivesse nova.

Qual é a melhor maneira de usa-la?

Fiz dois testes, primeiro usando a blusa  sobre uma camiseta e o segundo teste usando apenas a blusa em contato com a pele. A diferença de isolamento térmico é surpreendente, usando a camiseta direto na pele e colocando a blusa sobre a mesma a perda de calor é com certeza uns 50% maior do que se usada  apenas a blusa diretamente sobre a pele.

Características conforme fabricante:

Camada: base layer (segunda pele)

Tamanhos: P | M | G | GG | XGG

Cor: Preta 002

Peso médio: 300 gramas

Tecido: Polartec® Power Stretch® Pro

Composição: 53% poliéster | 38% poliamida | 9% elastano

Detalhes de construção: zíper frontal | costura flat

Onde comprar:

Essa blusa você encontra em quase todas as lojas online espalhadas pelo Brasil, indicamos a loja Guenoa Bikes e Apetrechos para Aventura, localizada na cidade de Caxias do Sul/RS Brasil.

996056_580973958630913_159691964_n
Rua: Flora Magnabosco, N° 351 – Caxias do Sul/RS – Contato: (54) 3213-5131

1 Comment

  • Jefferson,

    Bacanas Amigão estou querendo um dessas para fazer meus treinos no frio e também usar no dia dia no frio… Aprovada então…você recomenda?!..@brss

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Previous reading
    Lutz Eichholz o aventureiro monociclista
    Next reading
    Trekking Torres del Paine nos circuitos W+O