Black Diamond Spot 300

Hoje apresento o review completo da lanterna de cabeça (Headlamp) Black Diamond Spot 300, neste post mostro as principais características, funcionalidades, tecnologias e a minha real opinião desse produto.

A história da Black Diamond Equipment data do final dos anos 1950, quando o alpinista Yvon Chouinard começou a forjar pitons e vendê-los no porta-malas de seu carro no vale de Yosemite. Os pitons rapidamente ganharam uma reputação de qualidade, e a Chouinard Equipment Inc. nasceu logo depois em Ventura, Califórnia.​

No Brasil a marca é importada pela empresa Bronet do Brasil, onde trás também as marcas Osprey e Merida.

A Black Diamond é uma empresa que não é apenas para escaladores e esquiadores, projetam e fabricam também equipamentos para esportes de montanha que incluem barracas, lanternas de cabeça, bastões de trekking e mochilas.

Características e funcionalidades

Destinada para inúmeras atividades como: trekking, escalada, exploração de cavernas, expedições de alta montanha e outras.

Essa lanterna conta com uma série de funcionalidades muito interessantes que facilitam o seu uso em ambientes naturais.

Características do fabricante:

  • Potência em Lumens : 300
  • Peso: 52 g (lanterna) e 36 g (3 pilhas) = 88 g no total
  • Alcances máximos: [TriplePower LED] = 80 m [SinglePower LED] = 3 m
  • Tempo máximo de uso: [TriplePower LED] = 30 H [SinglePower LED] = 125 m
  • Classificação de proteção IPX: 8
  • Tipo de LED: 1 TriplePower 2 SinglePower (1 branco, 1 vermelho)
  • Pilhas : 3 AAA (inclusas).

A lanterna Black Diamond Spot apresenta 6 (seis) modos de operação, acionados a partir de um único botão, localizado na parte superior da lanterna de cabeça.

  • On/Off – Ligado/desligado;
  • Dim – Modo onde é possível aumentar e diminuir o brilho da lanterna (presente tanto nos led´s brancos quanto no vermelho);
  • Strobe – Emite luz piscante, servindo principalmente para situações de emergência;
  • Red/Lampada vermelha – Esse modo possui duas aplicações: a primeira tem função de sinalizador e a segunda pode ser usado para conversar com seus amigos durante a trilha, sem ofuscar os olhos das pessoas em sua volta;
  • Lock – Sistema de bloqueio/desbloqueio do botão, esse modo quando ativo permite que a lanterna impeça de ligar, podendo ser útil na hora de armazenar dentro da mochila.
  • PowerTap – Botão sensível ao toque, localizado na parte lateral da lanterna, tem como principal função otimizar a capacidade de iluminação durante algumas atividades.

Além desses inúmeros modos de utilização, a lanterna Black Diamond Spot 300, pode ser considerada a prova de água, pois possui a sigla IPX8, permite ser usada embaixo da água até 1,1 metros de profundidade por aproximadamente 30 minutos.

O que significa a sigla IPX8

A Sigla IP significa ” ingress Protection” (ou produção de entrada em tradução livre) e foi criada a Comissão Eletrotécnica Internacional, órgão regulador de padronização e tecnologias e condições de testes para certificação de produtos.

Essa sigla está sempre acompanhada de dois dígitos, sendo o primeiro representado pela letra “X”, que significa a resistência contra sólidos e o segundo dígito representado pelo número “8”, significa a resistência contra água (proteção contra submersão completa, contra imersão prolongada em situações sob pressão), caso queira conhecer mais sobre a sigla IPX8, clique nesse link.

Tabela de resistências IPX

A lanterna conta ainda com fita regulável para cabeça, com ajuste fácil e preciso, com um toque macio e aveludado, sendo muito confortável quando está na cabeça do usuário.

A Black Diamond Spot 300 conta também com 4 ângulos de posicionamento, facilitando seu uso em caminhadas noturnas onde é necessário enxergar longe ou para cozinhar seus alimentos durante a noite.

A lanterna conta com alguns indicativos que facilitam o seu uso, entre eles estão: indicativo luminoso da quantidade de carga nas pilhas e bloqueio do botão de operação.

No vídeo abaixo você verá a lanterna em ação, juntamente com alguns detalhes interessantes:

Conclusão – Black Diamond Spot 300

Essa lanterna de cabeça (headlamp) me agradou bastante, pois é leve, robusta e ilumina muito bem, o fato de ela ser a prova de água é algo que chama bastante a atenção, isso dá uma certa vantagem em relação a outros produtos vendidos aqui no Brasil.

Como mostrado acima, a lanterna possui inúmeros modos de operação, concentrados em um único botão, o que é muito legal, porem dessa maneira fica um tanto complicado alternar/configurar o seu uso. Seria interessante a marca melhorar estas funcionalidades, poderia ter um botão para cada led, isso facilitaria muito seu manuseio.

O botão sensível ao toque chamado de PowerTap localizado na parte lateral da lanterna faz com que tenhamos rapidamente uma solução durante as atividades na natureza, como por exemplo alternar a luminosidade de baixa potência para alta potência com um único toque. Esse recurso é muito bom na Black Diamond Spot 300 e tem feito realmente a diferença.

A lanterna possui 3 (três) anos de garantia contra defeitos de fabricação, esse é um número que chamou a minha atenção, muitos produtos vendidos pela Black Diamond possui apenas 1 ano de garantia, porém as lanternas possuem alguns anos a mais, isso mostra que a marca é comprometida com seus usuários.

O valor de venda dessa lanterna gira em torno de R$ 450,00 reais aproximadamente, é um valor alto se comparar com outros produtos, porem é um produto de altíssima qualidade, que aguenta as mais extremas condições de uso.

Testei todas as funcionalidades da lanterna Black Diamond Spot 300 em uma aventura que fiz alguns dias atrás na Ferrovia do Vinho, que está abandonada a alguns anos, atravessei túneis escuros e a lanterna se saiu muito bem, todos os modos de operação são muito úteis, é um produto que recomendo!

testes com a Black Diamond Spot 300
Usei a Lanterna Black Diamond Spot 300 pela primeira vez na Ferrovia abandonada, conhecida como Ferrovia do Vinho, localizada entre as cidades de Bento Gonçalves e Veranópolis/RS

Onde comprar

A lanterna de cabeça (Headlamp) está disponível para venda em boa parte das lojas espalhadas pelo Brasil, neste link você pode consultar dados técnicos deste modelo ou outros produtos no site da Black Diamond no Brasil.

Caso você queira indicação nossa para compras com descontos especiais, indicamos a loja Patos do Sul, localizada na cidade de Caxias do Sul/RS. A Helen, proprietária da loja está sempre pronta para lhe atender, os produtos vendidos na Patos do Sul são entregues em todo o Brasil.

Se você gostou desse review de produto, quer indicação para a compra de seu produto, deixe um comentário logo abaixo, compartilhe com seus amigos e não esqueça de nos seguir nas mídias sociais: Instagram e Facebook, nos vemos no próximo post!

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Tornozelo, como evitar torções
Next reading
4ª Etapa do Circuito Trilhas & Montanhas – Igrejinha