Barraca Nepal II – Azteq

Vamos apresentar nesse review uma barraca já em uso há mais de 8 meses, mostrando todas as suas características, pontos positivos e negativos.

Marca: Azteq

Desde 2000, a Azteq, empresa Brasileira, vem desenvolvendo equipamentos para atividades ao ar livre, como trekking, ciclismo, escalada, camping, além de utilidades para viagem. Fonte: Azteq

Assista o vídeo:

Características:

A Nova Barraca Nepal da Azteq é uma barraca de 3 estações, não autoportante, do tipo arco, muito leve, fácil de montar e resistente a ventos. Acomoda perfeitamente duas pessoas com bagagem.

Seu sobre-teto é fabricado em poliéster tipo Ripstop com tratamento de poliuretano e costuras seladas, que garante impermeabilização com 6.000mm de coluna de água.

DSCN3288

A grande diferença na construção dessa barraca é que ela utiliza apenas uma vareta de material duralumínio aeronáutico. O maior benefício disso é o baixo peso, fazendo com que a barraca Nepal II da Azteq tenha pouco mais que 2 kg, mesmo sendo uma barraca de bom tamanho, com espaço suficiente para abrigar confortavelmente duas pessoas.

A Nepal II possui duas saídas de ar superiores para permitir ventilação cruzada e minimizar a condensação interna.

Possuí duas portas, facilitando o acesso ao seu interior, juntamente com avanços laterais que possuem espaço suficiente para guardar calçados, roupas e outros equipamentos. Além disso, suas laterais são protegidas com saias para neve, isso é uma tecnologia pouco utilizada aqui no Brasil. É uma barraca boa para usar em todas as situações, desde camping confortável à alta montanha, para acampamento até 4.500 metros de altitude.

portas

Sem Título-1

Seu dormitório é em nylon, com paredes teladas para garantir melhor respiração e o piso em poliéster / poliuretano.

Sem Título-2

Na parte interna, possui bolsos laterais, prateleira para guardar itens e também possui porta lanterna no teto.

DCIM101GOPROGOPR7255.

O design da nova barraca Nepal 2 também foi atualizado, e agora a parte lateral conta também com uma mandala, item já verificado em algumas outras barracas da Azteq. A parte interna conta agora com suporte para lanterna.

DSCN3682

Além disso, a Azteq foi muito feliz em utilizar engates rápidos para os ajustes, o que torna a montagem e desmontagem facilitadas. Aliás, na última versão dessa barraca, foi introduzida uma novidade, a bolsa de transporte. Ao contrário das tradicionais que são difíceis de colocar e tirar o equipamento, o novo modelo vem no estilo “enrolável”, onde permite dobrar a barraca em um tamanho não tão diminuto, porém facilmente guardada e “enrolada” no pack de transporte.

barraca nepal

A barraca Nepal 2 da Azteq é ideal para duas pessoas, desde que guardados os equipamentos nos avances laterais, sendo perfeita para utilização em montanhismo, viagens, travessias, cicloturismo e camping. É uma excelente barraca!

Especificações:

  • Capacidade: 2 pessoas
  • Dimensões (aberta, Comprimento x Largura x Altura): 272 x 256 x 110 cm
  • Dimensões (fechada): 16 x 50 cm
  • Peso: 2.300 g.
  • Piso: Nylon Oxford Ripstop respirável 70D/210T. Suporta coluna d’água de 6.000mm.
  • Costuras: Seladas eletronicamente.
  • Teto: Nylon Taffeta 70D/190T. Suporta coluna d’água de 6.000mm.
  • Vareta: Duraluminio anodizado conectado com elásticos especiais.

Outros:

  • Estrutura da canaleta por onde passa a vareta feita com Power Mesh.
  • Presilhas de engate rápido para fixação lateral do corpo da barraca na vareta.
  • Argola superior interna para fixação de lanterna.
  • Pontos de estresse com reforço extra.
  • Abertura para ventilação para climas mais quentes.
  • Saias para neve.

Conclusão:

Passados oito meses desde a compra desta barraca, já acampei nos mais variados climas do Brasil, em temperaturas negativas no sul do Brasil, lugares de muito calor, praias, campo aberto, com chuva torrencial, ventos fortes e grandes geadas, posso dizer com certeza que essa é uma das barracas com o melhor custo-beneficio vendida no Brasil atualmente.

Ela é de fácil montagem/desmontagem, os ajustes do sobre-teto são muito eficientes, pois garantem que você sempre monte ela no mesmo padrão, garantindo assim melhor sustentabilidade em climas desfavoráveis.

Esta barraca se comportou muito bem sobre grandes quantidades de chuva e ventos, até mesmo sendo montada em solos encharcados, todos os tecidos impermeáveis deram conta do recado, a ventilação dentro da barraca também é um ponto forte, ela ventila muito bem, somente em climas muito frios que ela tende a condensar um pouco, isso se dá pelo calor gerado pelo corpo.

Os espeques/estacas da barraca são relativamente frágeis, em solos muito duros, recomento usar sempre uma pequena marreta de borracha ao prender os espeques, pois somente com os pés e as mão eles entortam muito fáceis.

Pontos positivos: Leve, compacta, boa impermeabilidade, facilidade para montar e excelente custo-beneficio.

Pontos negativos: Condensa relativamente fácil em climas frios, espeques/estacas são frágeis, entortam com facilidade.

Esta barraca e outros equipamentos para suas aventuras você encontra na loja de nossos parceiros:

996056_580973958630913_159691964_n

Contato:

Fone: +55 (54) 3213.5131

vendas@guenoa.com.br

https://www.guenoa.com.br/

Texto e fotos: Luís H. Fitsch

 

10 Comments

  • Alexander Bernardo,

    Olá, estou querendo comprar um barraca para eu e minha esposa, gostaria de saber se a Nepal da azteq é uma boa barraca. Gostaria da barraca para trekking longos. Tb gostaria de saber se essa barraca por não ser autoporatante ela serve para acampamentos na praia, devido a areia fofa?

    • Trekking RS,

      Olá Alexander! Obrigado pelo contato.
      Atualmente a Nepal II é a barraca que utilizamos para atividades aqui no Brasil e regiões, ela é uma barraca que apresenta um dos melhores custos benefício no mercado nacional levando em considerações peso, espaço (ótimo para um casal), impermeabilidade, materiais da fabricação e tecnologias inclusas. Ela vai ser bem versátil podendo ser utilizada em calores úmidos do litoral aos frios áridos de altitudes elevadas. Lembrando porém que ela não é indicada para ambientes extremos (como altitudes acima de 4.000m). Na ancoragem em terreno arenoso podem ser utilizados galhos ou similares no formato, quando enterrados (não cravados) transversalmente ao solo fornecem excelente fixação. As abas para neve podem ser utilizadas para a areia.

  • leonardo,

    Review muito bom completinho ainda não sei qual comprar estou em duvida entre a trilhas e rumos bivak 1 e outra preciso de uma barraca leve para uma pessoa onde eu possa cozinhas na area estendida e que eu possa ficar no minimo sentado dentro da barraca tenho 1,72 de altura , moro no norte do rio grande do sul Santo angelo chove bastante aqui o clima é traiçoeiro e faz muito frio no inverno também preciso de algo leve pequeno e resistente ao clima e ao uso

    • Trekking RS,

      Boa tarde Leonardo, obrigado pelo contato!
      A barraca Nepal será de fato a melhor escolha pela descrição que você mencionou, o seu avanço é relativamente muito maior que a barraca Bivak 1 da Trilhas e Rumos, em questão a espaço físico é perfeita para uma ou até duas pessoas, suporta uma grande quantidade de água, acredito que seja a barraca com os melhor custo benefício vendida mo Brasil atualmente.
      Atenciosamente Luís H. Fritsch, administrador do blog.

  • Marcio Miranda,

    Olá, pessoal! Possuo a Nepal e vou acampar num pico onde o chão é todo de pedra. Há previsão de chuva moderada e por ser algo em torno de 2000 m de altitude estou esperando por ventos também. Li algo sobre ancorar a barraca com linha de pescador e anzóis, mas estou desconfiado da eficácia. Alguém aí pode me ajudar falando sobre a experiência em acampar co a Nepal em situações como essa? Se puderem mostrar fotos ou dar uma explicação detalhada de como montar a Nepal sobre Pedra, ficarei grato! Abraços!

    • Luis H. Fritsch,

      Olá Marcio, então nesses casos uso pedras para fixar a nepal no chão, no lugar das estacas, use pedras, caso não tiver muitas pedras no local, pode-se usar juntamente umas cordinhas, fazendo amarrações em “v”, assim você fixa 2 pontos em uma única pedra!

  • Alex Ferret,

    Bom dia.
    Eu viajo de moto com a namorada e acampamos muito. Atualmente possuo uma bivak, mas decidi comprar uma maior.
    Pretendo andar pela cordilheira dps Andes e Patagônia, solo duro, ventos fortes e muitas vezes frio.
    Você saberia se a Nepal 2 aguentaria ventos fortes ao ser armada apenas com pedras?
    E quanto à condensação, ela condensa mais que uma Cota 2 da T&R(minha outra opção)?
    Vantagens Nepal: peso, 6000mm de coluna d’água, saia de neve.
    Vantagens Cota 2 alumínio: autoportante e varetas se cruzam 2x.
    Ooo dúvida cruel.
    Desde já, obrigado.

    • Luis H. Fritsch,

      Olá Alex, eu sugiro a barraca Nepal, pois ela é mais confortável para dormir duas pessoas, o espaço interno é amplo, quanto a condensação não tem muito o que fazer, a receita para o modelo não condensar é cortar as abas de neve, depois adicionar velcros nas abas e na barraca, conforme as situações climáticas é possível colocar ou remover as abas de neve. Espero ter ajudado!

  • Aderbal Brito,

    Oi. A Nepal ainda é uma boa opção?
    Pretendo fazer uma expedição (carro) pela América Latina (Ushuaia a Lima) e acamparei em camping, quando possível, mas gostaria de algo que me permita mais liberdade, caso queira me aventurar em caminhadas (não superior a uma noite). A Nepal é uma boa opção? Ou naturehike seria mais viável? Lembrando que pegarei temperaturas de deserto (meu sonho é acampar no Atacama) e Cordilheira dos Andes.

    • Luis H. Fritsch,

      As barracas Naturehike possuem uma maior aplicabilidade hoje em dia, sendo muito mais fácil de armar, suporta bem os climas adversos e possui um ótimo custo benefício. Qualquer outra dúvida só chamar!

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Previous reading
    Pedra da Cebola em Vitória/ES – Brasil
    Next reading
    Vitória/ES – Brasil