Trail Running

Corrida em trilha (também conhecida como Trail running) é um esporte que consiste em correr “fora de pista”, por trilhas de montanha ou caminhos secundários, através de montanhas e colinas, cruzando riachos e rios, com subidas e descidas íngremes.

Se diferencia das corridas a pé e da caminhada que em geral ocorre em partes mais selvagens, muitas vezes em terreno montanhoso com declives acentuados, onde continuamente se sobe e desce; por conseguinte, tanto a natureza do terreno e o declive do percurso, além da distância são características fundamentais de um passeio de trail running.

Muitos corredores utilizam tênis especialmente desenhados para trail running com melhores solas que os tênis comuns. Geralmente utilizam-se calçados especiais que protegem os pés de ferimentos por perfurações de rochas afiadas ou outros objetos..

Alguns corredores colocam crampons na parte inferior de seus calçados para ter uma melhor tração na neve e no gelo.

Uma forma alternativa de levar água é utilizar uma bolsa em forma de mochila que armazena água potável e que contém um tubo para ingerir o líquido durante a corrida. É necessário levar os dez elementos básicos de sobrevivência para reduzir os riscos inerentes as competências. Muitos corredores utilizam bastões telescópicos de caminhada para aumentar a velocidade e a estabilidade.

Em função das condições meteorológicas e do tipo de percurso, deve-se levar também: blusa com tecido corta-vento, garrafas de água, protetor solar, óculos de sol, polainas, spray anti-insetos, lanternas frontais quando se vai realizar o percurso de noite o em condições de baixa visibilidade, etc.

Descubra as histórias dos atletas por traz das corridas de Trail Running

 
TrekkingRS: