A cidade de Igrejinha foi sede da 6 ª Etapa do Campeonato Gaúcho Corrida Trilhas e Montanhas – Trilhas Serra Grande, que ocorreu no último sábado (dia 20). A prova teve percursos de 6,5, 14 e 34 quilômetros de corrida em trilhas e montanhas. E contou com a participação de 700 atletas das mais variadas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até um grupo vindo do Uruguai.

6 ª Etapa do Campeonato Gaúcho Corrida Trilhas e Montanhas
Créditos: ClicRun / Sérgio Gutheil

Igrejinha já foi palco de diversos eventos esportivos de ciclismo, mountain bike…corrida de aventura e pela primeira vez recebeu um evento do Circuito Trilhas & Montanhas, entrando assim no cenário do trail running gaúcho.

Segundo Cristiano Saurin – um dos responsáveis pelos percursos, todas as distâncias foram planejadas com muito empenho e carinho para os atletas. A distância longa passou pelo principal ponto turístico da cidade Morro Alto da Pedra, o local já recebeu o Campeonato Gaúcho de Parapente e em dezembro sediará o Campeonato Brasileiro de Parapente.

“O Morro é o ponto mais alto da cidade com 745 metros de altimetria e tem uma belíssima visão do Vale do Paranhana e do Vale dos Sinos.” destaca Saurin. O CGCTM tem sido repleto de muitas aventuras, superação e belíssimas histórias ao final de cada etapa. Algumas delas o amigo Nédson Ferreto Meira contano seu canal 100Fôlego no Youtube, outras o Andre Silva divulga no canal CorrendocomAndre. E algumas eu conto aqui no site do Trekking RS.

Hoje conto um pouquinho da história da Fernanda Flinker, que foi campeã geral feminina na distância longa das duas últimas etapas do Campeonato (Nova Roma do Sul e Igrejinha).

Conheci a Fê lá no início de 2016 no Campeonato Gaúcho de Corrida de Aventura e desde então sempre fiquei admirada com seu super, hiper, mega auto astral – de sempre – e pela sua força/resistência nas provas. Ela compete nas Corridas de Aventura à anos, e por causa delas que participa de algumas provas afins, como corridas de rua, mountain bike e o trail running. Lá em 2013 no comecinho do Circuito Trilhas & Montanhas, ela correu a etapa de Três Coroas, prova de 22 quilômetros e conquistou o 3º Lugar Geral Feminino.

6 ª Etapa do Campeonato Gaúcho Corrida Trilhas e Montanhas
Foto: acervo pessoal – Circuito Trilhas & Montanhas 2013

“Na época o Trilhas & Montanhas estava nascendo como circuito. Desde lá não participei mais de provas de trail run e outras, em função de um acidente em uma corrida de aventura no Rio de Janeiro, em 2014. Mesmo assim, acompanhei a evolução do Trilhas & Montanhas que atualmente é um sucesso na forma de Campeonato!” relembra Fernanda.

6 ª Etapa do Campeonato Gaúcho Corrida Trilhas e Montanhas
Foto: acervo pessoal – Circuito Trilhas & Montanhas 2013

“Então, a etapa de Nova Roma do Sul foi minha segunda participação no Trilhas & Montanhas, 5 anos após a primeira.” brinca a atleta.

Mesmo com cinco anos longe das competições de trail running, se dedicando à concluir a faculdade, ela conta que retornou aos treinos esse ano, com o objetivo de estar preparada para participar das corridas de aventura.

“Essa ‘preparação’ era simples, apenas me mantendo na ativa, correndo um pouco, pedalando, musculação uma vez por semana, e era isso. Foi então que comecei a participar mais das corridas em trilhas do pessoal dos Brutus do Gaúcho, acho que fui umas cinco vezes correr com eles este ano, e no mais corri em trilhas nas provas de corrida de aventura que participei esse ano (foram 5 CAs) até a 5ª Etapa do CGCTM em Nova Roma do Sul.”

6 ª Etapa do Campeonato Gaúcho Corrida Trilhas e Montanhas
Foto: acervo pessoal – treino com o pessoal do Brutus do Gaúcho

Segundo Fernanda foi por causa dessa amizade com os Brutus, que ela acabou se inscrevendo nas duas últimas etapas do Campeonato Gaúcho Corrida Trilhas e Montanhas.

“Tive a parceria de um amigo que correu junto comigo a etapa de Nova Roma do Sul, o que me fez realmente entrar na prova. De qualquer forma, meu objetivo na prova era conseguir completar com um tempo legal, por isso o resultado foi uma grande surpresa para mim. Tive vários aprendizados nesta prova, principalmente sobre mim! O que levei para a etapa de Igrejinha, onde novamente não imaginava que poderia ficar campeã –  ainda achando que tinha sido sorte o resultado anterior (risos). Então essa nova surpresa na etapa de Igrejinha está me fazendo acreditar muito mais em mim, que eu realmente sou capaz e posso ir longe!”

6 ª Etapa do Campeonato Gaúcho Corrida Trilhas e Montanhas
Foto: acervo pessoal – Pódio Geral Feminino na etapa de Igrejinha

“Esse ano está realmente uma caixinha de surpresas para mim!” define a atleta, que tinha planos singelos, e na parte esportiva só queria conseguir completar a segunda etapa do Campeonato Brasileiro STOP de corrida de aventura a 13ª Papacorrida, que ocorreu em maio e teve 150 quilômetros.

Segundo Fernanda, alguns planos pessoais foram adiados e então foi participando de mais uma prova aqui e outra ali…e agora olhando para trás percebe que já participou de todo o Campeonato Gaúcho de Corrida de Aventura, de uma prova fora do estado, e de duas etapas do Campeonato Gaúcho Corrida Trilhas e Montanhas. E lembra que ainda tem previsão de outras três provas até o fim do ano.

“Poxa! É bastante coisa pra quem só queria completar a Papacorrida (risos).” conclui ela, que recentemente foi convidada para ser atleta Trilhas & Montanhas/Baú do Esporte, após anos e anos dedicados ao esporte.

“Essa parceria me caiu do céu, fiquei chocada, pois não imaginava, não tinha planejado tanta coisa que está acontecendo agora! Enfim, fiquei muito honrada com o convite do Alex, agora é treinar e continuar a fazer o que eu já fazia, espalhar a alegria desse esporte lindo e recompensador!” resume emocionada, Fernanda.

6 ª Etapa do Campeonato Gaúcho Corrida Trilhas e Montanhas
Foto: acervo pessoal

O Campeonato Gaúcho Corrida Trilhas e Montanhas 2018, está (quase) se encerrando, no próximo mês, dia 24 ocorre a VII Etapa – Cascatas e Montanhas e Final do CGCTM, na cidade de Rolante. Foram meses e meses de muito trabalho e dedicação da empresa L&E Eventos Marketing Esportivo e equipe do CTM, para proporcionar aos atletas um campeonato de alto nível.

Hoje, com mais de seis anos à frente da L&E Eventos, Luís Leandro Grassel destaca a importância de terem sido pioneiros na realização de eventos esportivos de corridas em trilhas e montanhas no Estado e verem nos dias atuais que os vários eventos, grupos de corrida e principalmente o grande número de pessoas que correm Trail Running, vieram de seu fomento e difusão da modalidade esportiva.

“Em 2012 iniciamos o Circuito Trilhas & Montanhas, e agora a primeira edição do Campeonato Gaúcho Corrida Trilhas e Montanhas. Em 2018 passamos por muitos desafios, mas graças à sinergia positiva de todos em prol das etapas, os desafios foram superados facilmente.” resume Luís.

Quando questionado sobre a “fórmula mágica” do sucesso do CGCTM 2018, Luís responde feliz, “A fórmula, deve ser a ação coletiva de todos da organização, dos apoiadores…que estão trabalhando com muita seriedade, respeito e profissionalismo em prol da promoção, realização e divulgação do Campeonato!”

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Cachoeira da Alegria
Next reading
Cerro de la Silla