Não há melhor maneira, do que tirar fotografias, para preservar  as memórias de lugares que estivemos, ou de alguns momentos incríveis. Entretanto, nem sempre dispomos  de câmeras profissionais em cada saída para capturar e salvar as imagens. Exite a opção de capturar belas fotos usando seu telefone celular.

Não perca tempo! Aqui nós explicamos pontos básicos para ajudá-lo a tirar fotos incríveis.

Você deve levar em conta que o ideal é que você saiba todos os recursos do menu, capacidades e limitações da câmera do telefone. Hoje, alguns aparelhos são muito poderosos e com ajustes manuais, o que é bastante apreciado.

Fotografar com ISO

camera1-w620
Foto: Internet

O ISO é a capacidade do sensor da câmera para capturar luz. Quando se utiliza valores baixos, a sensibilidade do sensor é menos sensível à luz.  Em telefones mais modernos esse ajuste pode ser realizado manualmente, para melhor ajuste. Para explicar melhor o ISO, quanto mais escuro é o lugar onde estamos, temos que usar um valor ISO superior. O oposto ocorre quando estamos em um lugar com muita luz, ISO deve ser baixo.

foto-curso-fotografia-iso-0021
Foto: Internet

Ative no menu do aparelho a opção grade, e utilize a regra dos terços

terços-620x300
Foto: Internet

A regra dos terços é a mais importante na área da fotografia, bem usada pode mudar radicalmente as imagens. Ao ativar a grade e fazer a regra dos terços na câmera do telefone, o visor será dividido em 9 seções, divididas por 2 horizontal e 2 linhas paralelas verticais. Os pontos de intersecção dessas linhas são muitas vezes o ponto focal dentro de um quadro, este é o ponto onde você enquadra a fotografia.

Evite o uso do Flash

Nosso primeiro pensamento para tirar fotos à noite é usar o flash, que em muitos casos pode resultar em erro, porque a célula emissora de luz, conhecida como “flash” ilumina apenas o primeiro plano, obscurecendo o resto da imagem. O que você deve fazer (claro, isso depende do que você quer fotografar), é utilizar lâmpadas ou lanternas para iluminar o fundo e trabalhar com o ISO.

Sem Título-1
Fotos: Marcio Basso

Use a hora azul para obter imagens incríveis

The Blue Hour é uma hora antes / depois do sol nascer e pôr do sol. Este é um dos melhores momentos para tirar fotos de paisagens, pois não é necessário muitos ajustes na câmera, normalmente estes horários proporcionam luz ideal para fotografar.

DSCN0539

Agora que você já sabe essas dicas, arrume a mochila e vá fotografar as lindas imagens que a natureza tem a proporcionar.

Texto: Luís H. Fritsch

 

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Viajar faz de você uma pessoa melhor
Next reading
7 dicas para acampar na praia